Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2005 - 16h45

Menina inglesa salva pessoas de tsunami graças a aula de geografia

Publicidade

da France Presse, em Londres

Tilly, uma menina inglesa de 10 anos, salvou a vida de cerca de 100 pessoas na ilha de Phuket, na Tailândia, graças a seu professor de geografia, que havia lhe explicado como prever um tsunami, noticia a imprensa britânica neste sábado. Ela foi batizada de o "Anjo da Praia" pelo "The Sun", jornal que publicou a história.

"No trimestre passado, o senhor Kearney nos explicou os terremotos e a forma como podem provocar maremotos", explicou Tilly ao "The Sun", o jornal mais vendido da Grã Bretanha, com cerca de 3,5 milhões de exemplares diários.

"Estava na praia e a água voltou estranha, havia borbulhas. De repente, o mar começou a recuar. Compreendi o que estava ocorrendo, tive a sensação de que ia haver um tsunami e avisei a minha mãe", explicou a menina, o que permitiu a retirada das pessoas da praia e do hotel vizinho antes que a onda gigante chegasse à costa.

Graças à percepção da menina, que estava de férias na Tailândia com seus pais e sua irmã de sete anos de idade, ninguém morreu ou ficou gravemente ferido na praia de Maikhao, segundo o "Sun".

Entrevistado pelo jornal, Andrew Kearnay, o professor de Tilly em Oxshott, no condado de Surrey (sul da Inglaterra), confirmou que havia explicado a seus alunos que, a partir do momento que o mar recuasse, haveria 10 minutos para reagir antes da chegada do tsunami.

Leia mais
  • Cientistas registram novo terremoto no sul da Ásia
  • Ajuda para países afetados por maremoto na Ásia chega a US$ 1 bilhão
  • Fortes chuvas atingem região devastada na Indonésia

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página