Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2005 - 10h48

Cúpula aprova idéia de moratória a países atingidos por maremoto

Publicidade

da France Presse, em Jacarta

Dirigentes asiáticos e mundiais, reunidos nesta quinta-feira em uma cúpula na cidade de Jacarta, capital da Indonésia, aprovaram a idéia de uma moratória da dívida dos países afetados pelo maremoto no último dia 26 --a tragédia deixou cerca de 155 mil mortos.

Segundo o comunicado final divulgado após a reunião, os membros "comemoram iniciativa de vários países propondo uma moratória na devolução da dívida externa das nações afetadas, com o objetivo de incrementar sua capacidade nas tarefas de reabilitação e reconstrução".

O documento retoma o conjunto das idéias propostas tanto pelos países afetados pelas tsunamis como pelas nações doadoras.

O texto pede aos doadores e às instituições financeiras internacionais "que proporcionem os fundos necessários para garantir a viabilidade e permitir que os programas [de reconstrução] sejam duradouros".

Os participantes também aprovaram no documento a avaliação do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, de que são necessários US$ 977 milhões nos próximos seis meses.

O tema da dívida dos países devastados pela catástrofe será novamente tratado no dia 12 de janeiro, durante uma reunião do Clube de Paris, que congrega informalmente os grandes países credores.

A idéia de moratória é apoiada por vários países europeus, incluindo Alemanha, Reino Unido e França, assim como pelo Japão.

Leia mais
  • Brasil ainda busca 99 cidadãos na Ásia
  • Grupos radicais atuam com "inimigos americanos" em ajuda na Indonésia

    Especial
  • Veja como fazer doações para ajudar as vítimas da Ásia
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página