Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2005 - 16h00

EUA se dizem dispostos a "muito mais" depois de eleição palestina

Publicidade

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos estão dispostos a desempenhar um papel mais ativo na resolução do conflito israelo-palestino depois da eleição presidencial palestina deste domingo, afirmou o secretário de Estado americano, Colin Powell.

"Com boa vontade e uma boa direção na Autoridade Nacional Palestina (ANP), poderemos progredir na aplicação do Mapa da Paz [plano de paz elaborado pelo chamado 'Quarteto' --EUA, Rússia, União Européia e ONU, que prevê, sobretudo, a criação de um Estado Palestino até 2005]", afirmou.

O secretário de Estado, que deixará o cargo nas próximas semanas, disse que Washington também poderia aumentar sua ajuda financeira e colaborar com as autoridades palestinas para melhorar as forças de segurança e lutar contra a corrupção.

Powell deu a entender que Washington poderia enviar um enviado especial à região, mas afirmou que esta iniciativa cabia ao presidente Bush.

Pouco depois de sua reeleição, Bush disse que durante seu segundo mandato pretendia trabalhar para a criação de um Estado palestino.

Leia mais
  • Refugiada palestina vota aos 107 anos
  • Palestinos do sul de Gaza acusam Israel de dificultar votação
  • Refugiados votam, mas não dispensam luta armada

    Especial
  • Leia mais sobre a eleição palestina
  • Leia o que já foi publicado sobre o Colin Powell
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página