Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2005 - 09h25

Clube de Paris pode decretar moratória da dívida de países da Ásia

Publicidade

da France Presse, em Paris

A moratória sobre a dívida de três países afetados pelo maremoto que atingiu o sul da Ásia e a costa leste da África, em 26 de dezembro, pode ser autorizada nesta quarta-feira pelo Clube de Paris [grupo que reúne países credores].

Indonésia, Sri Lanka e Seychelles poderão ter a moratória de suas dívidas decretadas, informou o ministro das Finanças francês, Hervé Gaymard, à rádio França Internacional.

Sem a moratória, os custos anuais da dívida da Indonésia podem chegar a US$ 3 bilhões este ano.

Os outros países afetados pelo maremoto de 26 de dezembro têm "um nível de endividamento menos elevado do que os outros e não querem que sua imagem se degrade nos mercados financeiros internacionais", afirmou o ministro, mencionando em particular os casos da Tailândia e Malásia.

A Somália, outro país da costa africana afetado pelo maremoto, e dividido por guerras civis, não tem realizado nenhum pagamento ao Clube de Paris nos últimos anos.

O Clube de Paris é formado pela Áustria, Austrália, Bélgica, Reino Unido, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Noruega, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça e Estados Unidos.

Leia mais
  • Indonésia quer tropas estrangeiras fora do país

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  • Veja como fazer doações para ajudar as vítimas da Ásia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página