Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2005 - 12h33

Após gafe, príncipe Harry pode visitar ex-campo de concentração

Publicidade

da Folha Online

O príncipe Harry, terceiro na hierarquia na coroa britânica, pode visitar o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. O convite foi feito por grupos judaicos depois que o tablóide britânico "The Sun" revelou uma foto do príncipe fantasiado de soldado nazista em uma festa de amigos.

"O convite será considerado, mas não há planos neste momento", disse o porta-voz do gabinete do príncipe Charles, pai de Harry.

O porta-voz disse ainda que Harry não participaria de uma cerimônia, no próximo dia 27, em comemoração pela libertação dos judeus aprisionados no complexo Auschwitz-Birkenau [campo de concentração], embora a fundação judaica Simon Wiesenthal o tenha estimulado a participar do evento.

Ontem Harry, 20, neto da rainha Elizabeth 2º da Inglaterra, pediu desculpas após o jornal 'The Sun' ter publicado na primeira página uma foto sua vestindo um uniforme nazista durante uma festa à fantasia.

"Sinto muito se ofendi ou incomodei alguém. A escolha da minha fantasia foi péssima e peço perdão", disse o príncipe Harry.

Crítica

A foto do príncipe foi exibida pelos principais jornais do mundo nesta sexta-feira, que fizeram fortes críticas ao comportamento do príncipe e coloca a família real, mais uma vez, em uma situação desconfortável.

"Eu quero que alguém tome uma atitude e diga a ele [Harry] que é um homem muito bom, e eu sou essa pessoa", disse Sarah Ferguson [duquesa de York] para uma rádio britânica. "Porque eu sei o que é ser fortemente pressionado e ser continuamente criticado [pela imprensa]. Isso é muito cansativo e desagradável", acrescentou.

A duquesa, que é divorciada do príncipe Andrew [irmão do príncipe Charles], era freqüentemente criticada pela imprensa devido a forma como se veste e a sua luta para perder peso. Ela chegou a ser fotografada pela imprensa de topless dando uma cambalhota com um de seus namorados.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Príncipe Harry causa polêmica ao se fantasiar de nazista
  • Veja os escândalos em que o príncipe Harry esteve envolvido
  • Família real descarta novas desculpas do príncipe Harry

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o príncipe Harry

    Sites relacionados
  • Veja o comentário de Américo Martins, da BBC Brasil (só para assinantes do UOL)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página