Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2005 - 12h24

Falso alarme de tsunami tira 12 mil de suas casas no Chile

Publicidade

da Folha Online

Um falso alarme de tsunami [onda de grande envergadura provocada por tremores no leito oceânico] fez milhares de pessoas fugirem de suas casas nesta segunda-feira no sudoeste de Concepción, segunda maior cidade do Chile, que fica a 514 km ao sul da capital Santiago.

O pânico foi intensificado devido à recente tragédia que atingiu o sul da Ásia e o leste da África, quando um terremoto causou ondas gigantes que destruíram cidades de 11 países e mataram mais de 160 mil pessoas.

Aparentemente, três homens que corriam direto da praia por volta das 2h (3h de Brasília), gritando que ondas enormes se formavam no mar, causaram o pânico nas pessoas, disse o governador da região, Rodrigo Diaz, que chamou a atitude de "brincadeira de mau gosto".

Segundo ele, cerca de 12 mil pessoas deixaram suas casas devido ao falso alarme.

Rádios de Concepción disseram que o rumor espalhou-se rapidamente e que as pessoas fugiram para as colinas, na tentativa de escapar da suposta tragédia.

Até o momento, quatro acidentes de trânsito foram registrados durante a fuga das pessoas. Algumas foram levadas a hospitais devido a crises nervosas.

Muitas horas após o falso alarme, pessoas ainda permaneciam nas colinas com medo do boato. As rádios estão pedindo aos residentes que retornem a suas casas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Falso alarme de tsunami tira 12 mil de suas casas no Chile
  • Mortos por tsunami no Sri Lanka podem chegar a 40 mil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas gigantes
  • Leia mais notícias no especial Tragédia na Ásia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página