Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2005 - 08h59

Novo tremor abala região da Indonésia devastada por maremoto

Publicidade

da Folha Online

Um terremoto de 5,6 graus de magnitude na escala Richter atingiu a Província de Aceh nesta terça-feira. Localizada na ilha de Sumatra, Indonésia, a região foi uma das mais afetadas pelo maremoto originado pelo terremoto de 26 de dezembro, que deixou ao menos 96 mil pessoas mortas no país.

Segundo o jornal indonésio "The Jakarta Post" não há informações sobre vítimas ou danos materiais que teriam sido causados pelo tremor de hoje.

O terremoto de dezembro chegou a uma magnitude de 9 graus na escala Richter, e provocou os tsunamis [ondas gigantes] que atingiram diversos países do sul da Ásia e leste da África, deixando ao menos 220 mil mortos.

O abalo desta terça-feira aconteceu às 16h50 [7h50 de Brasília] e durou cerca de dez segundos. O epicentro do terremoto foi localizado no oceano Índico, afirmou Syahnan Sobri, diretor do Instituto Geofísico de Aceh.

Segundo ele, um terremoto só pode causar um maremoto se atingir magnitude superior a 6,5 graus na escala Richter.

Países costeiros ao oceano Pacífico têm sentido diversas réplicas desde o mês passado. Ao menos 14 delas atingiram a Província de Aceh ontem. O mais forte teve magnitude de 6,3 graus na escala Richter, segundo informações do Centro de Estudos Geológicos dos Estados Unidos.

Um outro terremoto atingiu ontem a ilha Sulawesi, também na Indonésia, e provocou pânico entre os moradores. De acordo com o "Jakarta Post" uma pessoa morreu devido ao desmoronamento de uma casa.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Restam dois brasileiros desaparecidos
  • Indonésia eleva total de mortos para 220 mil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  • Leia mais notícias no especial Tragédia na Ásia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página