Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2005 - 13h19

Só metade da ajuda de emergência foi doada à Ásia, diz agência

Publicidade

da Folha Online

A agência Oxfam, que atua na ajuda aos sobreviventes do maremoto na Ásia, divulgou um relatório nesta quarta-feira afirmando que a ONU (Organização das Nações Unidas) recebeu apenas metade do dinheiro de emergência, prometido depois da tragédia ocorrida em 26 de dezembro.

No dia 6, durante a reunião de emergência que uniu os países donatários e representantes da ONU em Jacarta, capital indonésia, o secretário-geral Kofi Annan pediu uma ajuda emergencial de US$ 977 milhões. Segundo a Oxfam, apenas metade dessa quantia já foi doada.

Além disso, a agência também diz que muitas organizações que prestam auxílio local não têm experiência nesse tipo de ajuda humanitária.

A Oxfam recomendou aos governos dos países atingidos que introduzam um sistema de reconhecimento das agências que estão no local, e que monitorem seus trabalhos.

No Sri Lanka, por exemplo, algumas casas foram reconstruídas muito próximas umas das outras, o que pode levar a problemas sanitários.

O governo indiano também enfrenta dificuldades ao sul da Índia, no que diz respeito à coordenação das organizações de ajuda humanitária.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Brasil ainda procura dois desaparecidos em maremoto da Ásia
  • Após um mês da tragédia na Ásia, total de mortos chega a 275 mil
  • Sobreviventes de maremoto na Indonésia terão desordens mentais, diz OMS

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas gigantes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página