Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2005 - 09h28

Após dia mais violento aos EUA, ataques matam oito no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Depois de os EUA enfrentarem seu maior número de baixas em um único dia no Iraque, com a morte de 37 militares nesta quarta-feira --além de 15 iraquianos--, ataques rebeldes fizeram na manhã desta quinta-feira mais oito vítimas, entre elas um marine [fuzileiro naval americano].

A três dias da eleições legislativas iraquianas, insurgentes lançaram morteiros contra uma base americana localizada na cidade de Iskandariyah, a 48 km da capital Bagdá. O ataque matou um marine e deixou outros cinco marines feridos.

Em Mahmoudiya, ao sul de Bagdá, três civis iraquianos foram mortos e sete ficaram feridos na explosão de uma bomba que teria como alvo um comboio de soldados dos EUA.

Norte

No norte do país também ocorreram ataques que fizeram vítimas. Em Tikrit, uma bomba colocada na estrada matou um civil iraquiano. O alvo também seria um comboio americano.

Em Samarra, confrontos entre rebeldes e soldados americanos nesta quinta-feira mataram um civil iraquiano. Na mesma cidade, homens armados explodiram o prédio administrativo de uma escola, depois de ordenar aos funcionários que saíssem do local, afirmou o tenente da polícia Qassim Mohammed. As instalações seriam usadas como posto de votação neste domingo.

Mais ao nordeste do Iraque, o corpo do coronel Talib Minshid foi encontrado em Baquba. Ele trabalhava no extinto serviço de inteligência iraquiana --da época do ex-ditador Saddam Hussein. A informação foi confirmada por Mohammed Ali, funcionário do hospital para onde o corpo foi levado. O coronel havia sido seqüestrado dois dias antes.

Ainda em Baquba, um carro-bomba explodiu perto do escritório de um governador nesta quinta-feira, matando ao menos um policial iraquiano. A informação foi divulgada por um jornalista da agência de notícias Reuters que acompanha o Exército americano. Segundo a Reuters, a explosão incendiou outros veículos que estavam no local.

Nas últimas semanas, Baquba, assim como outras cidades do norte, tem sido alvo freqüente de insurgentes. Nesta quarta-feira, escritórios de três partidos políticos sofreram ataques na cidade.

Com agências internacionais

Leia mais
  • EUA têm o dia mais mortífero desde a invasão do Iraque
  • Ronaldo grava mensagem para seqüestradores de brasileiro
  • Comunidade árabe brasileira faz apelo por libertação

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o seqüestro do brasileiro no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página