Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2005 - 08h01

EUA e Reino Unido fazem plano para retirar soldados do Iraque, diz jornal

Publicidade

da France Presse, em Londres

Os Estados Unidos e o Reino Unido estabeleceram nesta semana, de maneira privada, uma estratégia de retirada de suas tropas do Iraque, informa a edição desta sexta-feira do jornal britânico "The Guardian".

O secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, e seu colega britânico, Geoff Hoon, concordaram com um planejamento baseado na duplicação do número de policiais iraquianos em formação e na criação de unidades paramilitares, informa o jornal.

Rumsfeld e Hoon chegaram a estas conclusões seguindo as recomendações do general da reserva americano Gary Luck, que foi enviado ao Iraque em dezembro pelo Pentágono [comando militar americano].

Após uma formação mais qualificada, as forças policiais iraquianas deverão, gradualmente, substituir os 150 mil homens da coalizão liderada pelos EUA, afirma o jornal.

A prioridade atual do Reino Unido é a retirada progressiva de suas tropas do Iraque, apesar de não ter anunciado uma data precisa, em parte para não estimular os rebeldes iraquianos.

Segundo uma fonte militar citada pelo jornal londrino, o secretário de Defesa trabalha de forma ativa atualmente para fechar uma estratégia de retirada, sem anunciar abertamente um calendário.

A ajuda da Espanha e da Itália pode ser solicitada para o treinamento dos iraquianos, informou uma fonte da Defesa britânica, também de acordo com a publicação.

Apesar dos dois países desejarem uma retirada assim que a situação se estabilizar no país árabe, o general Luck diz acreditar que, para a polícia iraquiana se tornar operacional, podem ser necessários vários anos.

O Pentágono prevê a manutenção de 150 mil homens no Iraque pelo menos nos próximos dois anos. O Reino Unido anunciou o envio de 220 militares para substituir os oficiais holandeses, que devem abandonar o país invadido em março de 2003.

Leia mais
  • Em Amã, ceticismo e esperança dividem iraquianos
  • Iraquianos fora do país iniciam votação em todo o mundo
  • Exilados iraquianos dão início a votação na Austrália

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o seqüestro do brasileiro no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página