Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2005 - 20h02

EUA negam seqüestro de soldado; foto seria montagem

Publicidade

da Folha Online

O Exército dos dos Estados Unidos negou que o homem supostamente seqüestrado pelas Brigadas Mujahidin seja um soldado americano. O grupo é o mesmo a quem se atribui o seqüestro do engenheiro brasileiro João José de Vasconcellos Jr.

Nesta terça-feira, o grupo apresentou um comunicado na internet em que ameaçava decapitar o suposto soldado em 72 horas se americanos não libertassem todos os prisioneiros iraquianos.

AP
A montagem mostra o suposto soldado (esq.) e o Cody (dir.)
Segundo a agência Associated Press, a foto do suposto soldado lembra um personagem de brinquedo vendido nas bases americanas no Kuait, chamado "Cody". A agência ouviu o fabricante desse brinquedo, Liam Cusack, da Dragon Models USA, que confirmou a semelhança.

A agência cita ainda erros de grafia e repetição de palavras no texto em árabe, o que é incomum nesse tipo de comunicado, apesar de o site ser utilizado normalmente para esse tipo de divulgação.

Na internet, o homem, vestido com uniforme militar, tinha uma arma apontada para sua cabeça, e estava em frente a uma faixa preta com o dizer: 'Não há deus senão Deus e Muhammad seu profeta'.

Vasconcellos Jr. desapareceu em 19 de janeiro durante um ataque a um comboio na cidade de Beiji, na região norte do Iraque e o seqüestro dele foi reivindicado pelo mesmo grupo e pelo Exército de Ansar al Sunna, grupo rebelde ligado à Al Qaeda, de Osama bin Laden.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Sunitas rechaçam resultado das eleições
  • EUA dizem não ter registro de soldado desaparecido

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia mais sobre seqüestros no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre o seqüestro do brasileiro no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página