Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2005 - 07h53

Papa passa bem, mas deve ficar internado por precaução

Publicidade

da Folha Online

O Vaticano divulgou nesta quinta-feira um novo boletim médico sobre o estado de saúde do papa João Paulo 2º, 84, internado há dois dias por causa de problemas respiratórios. Segundo o relatório, o pontífice apresenta melhora, não sofre mais de espamos na laringe e deve ficar internado apenas por precaução.

O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, afirmou que o papa "descansou bem", e que os exames feitos pelo papa "deram um resultado satisfatório". Ele teria ficado com o papa durante duas horas, segundo a agência de notícias Ansa.

O porta-voz também afirmou que o tempo de permanência do papa será decidido pelos médicos, mas que sua experiência pessoal mostrava que, para se curar de uma gripe é necessário "em média uma semana", indicando o possível tempo de permanência de João Paulo 2º no hospital.

O Vaticano insistiu nesta quinta-feira de que não há motivos para alarme mas, um funcionário dos serviços de saúde da igreja, que não quis ser identificado, disse à agência de notícias Associated Press que os médicos estão atentos a qualquer complicação que possa fragilizar a saúde do papa.

Melhora

Ontem pela manhã, João Paulo 2º usava uma máscara de oxigênio para respirar com mais facilidade, e apresentava febre.

"O papa está se recuperando muito bem", afirmou o cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado do Vaticano, e o segundo mais importante dentro da Igreja Católica.

Durante uma entrevista a rede de TV Canale 5, Sodano afirmou que os problemas respiratórios do papa poderiam ter sido tratados no Vaticano, mas ele preferiu ir ao hospital, e receber tratamento médico.

Inflamação

João Paulo 2º foi levado ao hospital Gemelli, em Roma, na noite de terça-feira (1), apresentando problemas respiratórios causados pela complicação de uma gripe. Ele chegou às 22h50 [19h50 de Brasília], e foi colocado em um quarto especial no 10º andar do hospital, na suíte papal.

As primeiras informações sobre o estado de saúde de João Paulo 2º foram divulgadas pelo Vaticano no mesmo dia em que foi internado. O comunicado afirmava que o papa sofria de uma laringo-traqueíte aguda [inflamação da laringe e da traquéia] e crises de espasmos da laringe [fechamento desordenado da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração].

No último domingo (30), durante sua audiência, o papa já estava rouco e realizou suas orações com dificuldade, da janela de seu gabinete na praça de São Pedro. Todas as audiências marcadas para essa semana foram canceladas.

Apesar do mal de Parkinson, João Paulo 2º tem comparecido a seus compromissos e aparecido em público. A última vez em que o papa teve seus compromissos adiados foi em setembro de 2003, quando cancelou sua audiência pública semanal por causa de uma doença intestinal.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a saúde de João Paulo 2º
  • Leia mais sobre a vida de João Paulo 2º
  • Papa passa bem, mas usa máscara de oxigênio
  • Cardeal pede a italianos que orem pelo papa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página