Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2005 - 10h30

Ucrânia adia votação para escolha de primeira-ministra

Publicidade

da Folha Online

A votação do Parlamento da Ucrânia que deve confirmar Yulia Timoshenko como primeira-ministra, prevista para esta quinta-feira, foi adiada por várias horas e deve acontecer às 16h (12h de Brasília), anunciou o presidente da Câmara única, Volodymyr Litvin.

Litvin explicou que o adiamento foi solicitado pelo presidente Viktor Yushchenko, que deseja assistir a sessão do Parlamento.

Deputada nacionalista, Timoshenko é firme defensora da aproximação entre a Ucrânia e a União Européia.

Segundo uma fonte parlamentar, apesar da composição do governo já estar decidida, as conversações continuam na manhã desta quinta-feira para nomear os 26 governadores regionais. As nomeações devem ser anunciadas ao mesmo tempo que as dos ministros.

Segundo a Constituição ucraniana, o presidente deve apresentar seu candidato ao cargo de premiê ao Parlamento, que deve aprovar sua nomeação.

Yushchenko tomou posse da Presidência da Ucrânia no último dia 23, depois de uma controvertida eleição. O primeiro pleito foi invalidado por ordem da Suprema Corte ucraniana, por conta de denúncias de fraude, que favoreciam o candidato opositor de Yushchenko, o então primeiro-ministro Viktor Yanukovich.

Leia mais
  • Saiba mais sobre a Ucrânia
  • Veja a Ucrânia em números
  • Leia a cronologia dos principais fatos da eleição ucraniana

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Ucrânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página