Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2005 - 19h47

Insurgentes iraquianos negociam com EUA fim de ataques, diz "Time"

Publicidade

da Folha Online

A edição desta semana da revista "Time" revela que oficiais do Pentágono estariam em contanto com representantes da insurgência sunita no Iraque para negociar o fim dos ataques no país. Em um dos encontros, os insurgentes afirmaram que o novo governo é controlado pelo Irã.

De acordo com a revista, as autoridades americanas não confirmam detalhes, mas fontes em Washington disseram que, pela primeira vez, os EUA estão em contato direto com a insurgência sunita.

A persistência da insurgência, junto com sinais de divisões internas, levaram alguns oficiais norte-americanos a buscar soluções para negociações, informou a reportagem.

Ainda que não tenham intenções imediatas de impedir os ataques às tropas americanas, os insurgentes disseram à "Time" que o objetivo é estabelecer uma identidade política que possa representar os sunitas sem direito a voto e a negociar o fim da ofensiva militar americana no triângulo sunita.

A "Time" informou ainda que os insurgentes disseram aos interlocutores americanos que aceitam uma força pacificadora das Nações Unidas enquanto as tropas dos Estados Unidos se retirem.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Ataques no Iraque atingem nível de sofisticação inédito, diz '"NYT"
  • Indonésia confirma libertação de jornalistas no Iraque

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques no Iraque
  • Leia mais notícias no especial Iraque sob Tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página