Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2005 - 16h04

Confederação Israelita faz ato por brasileiro seqüestrado no Iraque

Publicidade

da Folha Online

O rabino Henry Sobel irá realizar nesta sexta-feira um ato em solidariedade ao brasileiro João José de Vasconcellos Júnior, 50, seqüestrado no Iraque desde 19 de janeiro. O ato acontece durante o serviço religioso de Kabalat Shabat [em português, o "recebimento do sábado", cerimônia realizada sempre às sextas-feiras nas sinagogas].

Segundo informações da Confederação Israelita do Brasil (Conib), o evento é gratuito e aberto ao público em geral. A cerimônia começa às 19h, na Congregação Israelita Paulista (r. Antônio Carlos, 653, Consolação, tel.: 3218-1299), e deve durar uma hora e meia.

Representantes do Conib disseram à Folha Online que o ato de solidariedade --mais um apelo em favor da libertação de Vasconcellos Jr.-- será realizado porque seu seqüestro não teve razões políticas.

A família de Vasconcellos Jr será convidada a participar da cerimônia.

Nesta quinta-feira, uma missa de celebração do aniversário de 50 anos do brasileiro será realizada às 19h, em Juiz de Fora (Minas Gerais) --onde mora a maior parte da família de Vasconcellos Jr.

Além disso, familiares lançaram nesta quarta-feira uma "corrente virtual" para a rede de TV árabe Al Jazira (Qatar).

Seqüestro

Vasconcellos Jr., que é engenheiro da construtora Norberto Odebrecht, foi seqüestrado numa ação conjunta reivindicada pelos grupos Brigadas Mujahidin e Exército de Ansar al Sunna, em Beiji, ao norte do Iraque. Na ocasião, ele viajava em um comboio da empresa de segurança Janusian Risk Management.

No dia em que o brasileiro desapareceu, os dois funcionários da Janusian que o acompanhavam, um britânico e um iraquiano, foram mortos por rebeldes.

Três dias depois de seu desaparecimento, a Al Jazira exibiu um vídeo [sem áudio] em que rebeldes mostravam sua carteira de mergulhador e algumas cédulas de reais, mas em nenhum momento foram divulgadas imagens do engenheiro. Até hoje, nenhum pedido de resgate foi feito à família, à Odebrecht ou ao governo brasileiro, que tenta libertá-lo por meio de sua embaixada na Jordânia.

Especial
  • Leia mais sobre seqüestros no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre o seqüestro do brasileiro no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página