Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2005 - 07h42

ONU e ONGs advertem sobre crise humanitária no Nepal

Publicidade

da France Presse, em Katmandu

A ONU (Organização das Nações Unidas) e várias organizações não-governamentais advertiram nesta sexta-feira sobre o risco de uma crise humanitária no Nepal. Também pediram tanto aos rebeldes maoístas como às forças de segurança que permitam a distribuição de ajuda à população.

"As Nações Unidas e as agências bilaterais de arrecadação de fundos no Nepal pedem a todas as partes que não restrinjam a movimentação de mercadorias e veículos destinados a aplacar o sofrimento da população civil", afirma um comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira.

"É preciso realizar todos os esforços para que os civis tenham acesso à ajuda humanitária essencial e para que exista um livre acesso aos centros médicos de emergência", acrescenta a nota, assinada por 11 missões estrangeiras e ONGs, incluindo o escritório da ONU no Nepal.

Os maoístas, cuja luta pelo fim da monarquia já causou mais de 11 mil mortos desde 1996, decretaram no último domingo (13) um novo bloqueio de transporte no reino.

Em fevereiro, o rei Gyanendra destituiu o governo, acusando o mesmo de não ter conseguido reprimir a rebelião maoísta, e assumiu todos os poderes.

Leia mais
  • Governo britânico corta US$ 1,9 milhão de ajuda ao Nepal

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Nepal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página