Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2005 - 19h05

Pais de Schiavo vão fazer apelação à Suprema Corte dos EUA

Publicidade

da Folha Online

O advogado David Gibbs 3º, que representa os pais de Terri Schiavo, 41, em estado vegetativo há 15 anos, afirmou nesta quarta-feira que uma nova apelação será apresentada à Suprema Corte dos Estados Unidos na tentativa de reverter a decisão de uma corte federal do distrito da Flórida, que manteve a suspensão da alimentação da paciente.

Por 10 votos a 2, a 11ª Corte de Apelação de Atlanta recusou o pedido de religamento de emergência do tubo que leva alimentação a Terri. Mais cedo, por 2 votos a 1, a mesma corte se pronunciou contrária ao pedido dos pais de Terri.

Também hoje, a polícia da Flórida deteve dez pessoas por tentar levar um copo d'água a Schiavo no hospital onde ela está internada.

A alimentação de Terri foi interrompida na sexta-feira (18) por decisão da Justiça da Flórida a favor do marido de Terri e seu guardião legal, Michael Schiavo. Segundo ele, Terri disse várias vezes, antes de ficar em estado vegetativo, que não gostaria de ser mantida viva artificialmente --ele não tem nenhuma documentação que comprove isso.

Há 15 anos, o cérebro de Terri sofreu graves danos porque seu coração parou de bater por alguns minutos --provavelmente devido a uma parada cardíaca causada por deficiência de potássio. Desde então, ela se encontra no que os médicos chamam de estado vegetativo persistente.

Sem o tubo, Terri poderá sobreviver, no máximo, por duas semanas, afirmam os médicos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda a diferença entre coma e estado vegetativo persistente

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Terri Schiavo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página