Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2005 - 00h35

Rebeldes seqüestram três jornalistas romenos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Três jornalistas romenos foram seqüestrados no Iraque nesta segunda-feira, segundo o presidente da Romênia, Traian Basescu. "Nós alertamos todos os serviços secretos e de inteligência de nosso aliados para resolver o caso", disse, em entrevista à rede de televisão TCR1.

Dois dos jornalistas --Marijan Ion e Sorin Miscoci-- trabalham para a emissora romena Prima TV. Um editor da rede recebeu um telefonema dos próprios jornalistas do cativeiro alertando para o seqüestro, informou a TV.

Ainda segundo a TV, o repórter Ovidiu Ohannesian, do jornal Romania Libera, também foi seqüestrado. Eles estavam fazendo uma viagem-reportagem a Bagdá.

A Romênia tem cerca de 800 tropas --lideradas pelos EUA na coalizão-- no Iraque. Mais de 150 estrangeiros foram seqüestrados no Iraque desde o ano passado.

Em geral, os rebeldes fazem pressão para que o país da vítima retire as tropas do Iraque. Do total, ao menos 35 foram assassinados, segundo agência de notícias Reuters.

O brasileiro João José de Vasconcellos Jr, 50, está seqüestrado no Iraque desde 19 de janeiro. O Brasil, por meio do Ministério das Relações Exteriores, segue tentando sua libertação.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Brasil envia representante a Bagdá para tentar salvar engenheiro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre seqüestros no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página