Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2005 - 10h54

Comoção e fé marcam vigília pelo papa na praça São Pedro

Publicidade

RICARDO FELTRIN
Enviado da Folha Online ao Vaticano

Milhares de pessoas oram e fazem vigília neste sábado na praça São Pedro, no Vaticano, diante do Palácio Apostólico, a residência do papa João Paulo 2º. Aos 84 anos, o papa se encontra em estado terminal, após uma grave infecção esta semana ter agravado ainda mais seu combalido estado de saúde.

Segundo o Vaticano, o estado de João Paulo 2º é "muito grave" e seu nível de consciência está comprometido, assim como a estabilidade de sua pressão sangüínea.

O Vaticano nega que ele esteja em coma e desmentiu categoricamente sua morte --o que alguns jornais e sites italianos vinham especulando desde a última quinta-feira.

O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, anunciou na manhã de hoje que, apesar da gravidade de seu estado, o papa continua reagindo a estímulos externos (movimentando os olhos ao ouvir perguntas). Informações não confirmadas oficialmente apontam que o papa já está em avançado, porém lento, processo de falência dos órgãos vitais.

O Vaticano não confirma que a situação é irreversível, mas é possível ver essa certeza nos olhos de cada pessoa em vigília na praça de São Pedro.

Pelo menos 50 mil pessoas circularam pelo local neste sábado até as 15h30 (10h30 no Brasil), segundo estimativa feita por policiais italianos à Folha Online. A tristeza da multidão, boa parte vestindo luto, contrasta com o sábado de sol e calor que chegou a 20ºC neste início de primavera na Europa.

Vigília

Rezando, famílias abraçadas ou pessoas sozinhas carregam flores, crucifixos e fotos de João Paulo 2º nas mãos. Muitas erguem as mãos ao céu em oração e mantém o olhar fixo na janela do quarto onde o papa enfermo se encontra. A esperança em um milagre parece já ter sido abandonada e substituída pela simples expectativa da má notícia iminente.

"Ele é um bravo, um guerreiro e resistiu até agora porque tem Deus a seu lado", diz a freira mexicana Ana Berta, 36, da Família Corde Jesu, radicada há um ano em Roma e em vigília na "piazza" durante todo o dia.

Carregando o instrumento a tiracolo, sentada em uma escada e com os olhos marejados e vermelhos, a violinista e cantora Marta Trattini, de Roma, diz que tem vindo todos os dias para orar pela alma do papa. Ela concorda com a freira, a respeito da "força" de João Paulo, mas acredita que ninguém deva ter ilusões sobre o que está acontecendo.

"Não sei se ele já morreu, como tanta gente diz o dia todo por aqui, mas certamente para junto de nós ele não voltará mais. Ele já é de Deus".

O Vaticano deve divulgar um novo boletim médico sobre a saúde do papa por volta das 17h30 (12h30 de Brasília).

Leia mais
  • Veja a manchete dos principais sites do mundo sobre o papa
  • Em estado de inconsciência, papa não pode ser removido do postoo
  • Veja galerias de imagens da vigília pelo papa João Paulo 2º
  • Entenda quem responde pelo Vaticano no caso da morte do papa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página