Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2005 - 11h09

Primeiro-ministro e presidente italianos vão a velório do papa

Publicidade

da Folha Online

Diversos líderes políticos e religiosos prestaram homenagens neste domingo ao papa João Paulo 2º, que está sendo velado no Palácio Apostólico, onde ficava o apartamento do sumo pontífice, no Vaticano.

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e o presidente italiano, Carlo Azeglio Ciampi, já passaram pela Sala Clementina, onde o velório é realizado.

O secretário particular do papa, o arcebispo polonês Stanislaw Dziwisz, está no local. Camillo Ruini, vigário-geral da diocese de Roma, ajoelhou-se diante do papa e rezou.

Religiosos de diversas partes do mundo também compareceram. Entre eles, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, um dos mais próximos colaboradores do papa, os cardeais norte-americanos Edmund Szoka e Roger Mahony, e freiras da Polônia.

O espanhol Eduardo Martínez Somalo, camerlengo do Vaticano, fez uma oração em latim na Sala Clementina. Com a morte do papa, a direção da Igreja Católica fica, em caráter interino, a cargo do camerlengo --um cardeal que administra a igreja entre a morte de um papa e a eleição de outro.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Seguindo tradição, família italiana pode embalsamar corpo do papa
  • Papa morreu de septicemia e colapso cardiocirculatório, diz Vaticano
  • Corpo de João Paulo 2º é velado no Palácio Apostólico

    Especial
  • Leia mais no especial sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página