Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2005 - 20h47

Cracóvia tem segunda noite de vigília em memória do papa

Publicidade

da France Presse, na Cracóvia

Cracóvia, a cidade do sul da Polônia onde o papa passou a maior parte de sua vida adulta, entrou em sua segunda noite de vigília nas igrejas e em lugares ligados ao seu passado.

Durante a noite deste domingo, uma onda humana iluminada por velas inundou a esplanada de Blônia, lugar célebre por ser palco das missas do papa, quando viajava para a Polônia. Às 21h37 (16h37 de Brasília), hora exata da morte do sumo pontífice no sábado, o público levantou suas velas para o céu.

Vários jovens se reuniram na praça para entoar os cantos religiosos para João Paulo 2º.

Vários moradores da Cracóvia, peregrinos e turistas rezaram neste domingo nos arredores do arcebispado desta cidade, na qual Karol viveu 16 anos antes de ser chamado para a Santa Sé.

Os rostos da multidão se iluminavam à luz das velas espalhadas pelo chão, onde também se podia ver milhares de flores depositadas em memória do papa.

A igreja de Nossa Senhora, na grande praça do Velho Mercado, estava tomada pelos fiéis que rezavam, e todas as igrejas da cidade permaneciam abertas celebrando, em sua maioria, missas em lembrança do papa.

Em sinal de luto nacional, várias bandeiras da Polônia e do Vaticano tremulavam a a meio mastro em diversos prédios. As rádios locais continuavam transmitindo música clássica, e os restaurantes e bares ficaram abertos durante todo o dia em um clima de sobriedade e moderação.

Leia mais
  • Fiéis correm para conseguir edição especial do jornal do Vaticano
  • Esporte presta homenagens ao papa João Paulo 2º em todo o mundo
  • Amigos de escola contam suas recordações sobre João Paulo 2º

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página