Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 01h56

Imprensa britânica homenageia João Paulo 2º

Publicidade

da Folha Online

A imprensa britânica prestou, nesta segunda-feira, homenagens a João Paulo 2º, considerado um dos maiores papas da história da Igreja Católica, sem deixar de destacar os erros do pontífice.

João Paulo 2º era um personagem "complexo e paradoxo", afirma o jornal "The Guardian", em seu editorial. "Sua influência vai superar a sua vida e trará a direção futura da Igreja Católica".

Para o "The Guardian", o papa "utilizou sua peregrinação e a comunicação de massas para projetar um novo significado ao título de santo padre. [...] Ele humanizou e modernizou sua função e não a sua igreja".

O jornal também homenageou João Paulo 2º por suas realizações, como o seu papel no fim da Guerra Fria.

Como erros, o "The Guardian" menciona a sua dura oposição ao uso de preservativos e a sua gestão em relação à questão de acusações de pedofilia e abusos sexuais por membros da igreja.

Para o "Financial Times", João Paulo 2º foi a fonte de liberdade para o fim da Guerra Fria. "Visto pela maioria como reacionário, sua insistência pela relação com a verdade eterna enviou um sinal claro de uma época de relativismo moral", afirmou o jornal em seu editorial.

O diário também cita questões como a oposição do papa à pena de morte e à guerra no Iraque e a defesa dos direitos humanos. O "Financial Times" chama a atenção para o fato de João Paulo 2º ter descartado o debate de temas como o casamento de sacerdotes, a ordenação de mulheres e os métodos contraceptivos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Líderes políticos e religiosos participam de velório de João Paulo 2º
  • Funeral do papa não deve ocorrer antes de quinta-feira, diz jornal

    Especial
  • Leia mais no especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria com manchetes de jornal sobre morte do papa
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página