Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 03h12

Próximo papa será conservador, diz arcebispo de Sydney

Publicidade

da Folha Online

O cardeal australiano George Pell, arcebispo de Sydney, declarou nesta segunda-feira que o próximo Conclave do Vaticano elegerá um conservador como o sucessor de João Paulo 2º.

O arcebispo, que chegou neste domingo a Roma para participar do Conclave que deve eleger o papa, disse que uma das certezas é que o próximo pontífice será fiel à linha conservadora de João Paulo 2º sobre as questões religiosas.

"Haverá debates sobre a melhor maneira de levar a mensagem de Cristo, a melhor maneira de pregar a fé católica", afirmou o cardeal conservador. "Mas não acredito que qualquer um que conheça realmente a igreja possa pensar que é possível uma mudança radical".

João Paulo 2º provocou divisões no seio dos católicos ao opor-se à ordenação de mulheres como sacerdotes, ao matrimônio por parte de membros da igreja e por sua oposição aos métodos contraceptivos.

O bispo de Canberra, Pat Powe, expressou a sua esperança que os cardeais elejam uma personalidade mais aberta ao pensamento moderno para sucessor João Paulo 2º.

O Conclave, colégio eleitoral de 117 cardeais, deve se reunir daqui aproximadamente 15 dias para eleger o novo sumo pontífice.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Líderes políticos e religiosos participam de velório de João Paulo 2º
  • Funeral do papa não deve ocorrer antes de quinta-feira, diz jornal

    Especial
  • Leia mais no especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria com manchetes de jornal sobre morte do papa
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página