Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 08h05

Fiéis se aglomeram para dar adeus ao papa na basílica de São Pedro

Publicidade

RICARDO FELTRIN
Enviado especial da Folha Online a Roma

Uma multidão de fiéis lotou a basílica de São Pedro aguardando a chegada do corpo de João Paulo 2º. O corpo do sumo pontífice será exposto ao público a partir das 17h desta segunda-feira (12h de Brasília).

O Vaticano espera a visita de mais de 2 milhões de pessoas nas próximas 48 horas. Não há praticamente vagas em hotéis num raio de cinco quilômetros. Muitos italianos estão ganhando algum dinheiro alugando cômodos em suas casas. Dentro do Vaticano, no entanto, não há um só ambulante faturando com a morte do papa. Os mais próximos estão a um quilômetro de distância.

A dificuldade para se obter um táxi em Roma é imensa nas últimas 48 horas.

Vindos de todas as partes da Itália e de outros países, milhares de peregrinos mantêm posição diante da basílica. Há rodas de oração e grupos cantando pelo local. Todas as colunas e escadas da praça estão enfeitadas com flores (principalmente brancas e amarelas, as cores do Vaticano).

Peregrinos

O estudante Fabrizio D'Orazio, 22, está "acampado" diante da basílica desde ontem à noite, vindo da região de Abruzzo (cidade montanhosa a 200 km de Roma).

"Não sei dizer o quanto gostava de João Paulo 2º, mas na hora que ele morreu eu comecei a arrumar minhas malas porque sabia que tinha de estar aqui", afirma.

Vinda de Nápoles, a psicóloga Carla Coraccione já está na ainda disforme fila que já se forma diante da basílica, esperando o corpo do papa Giovanni Paolo, como os italianos o chamam.

"Vai demorar algum tempo para que o mundo compreenda o tamanho e a importância do legado de João Paulo 2º. O próximo papa terá de ser muito grande em carisma, espírito e bondade para igualar-se a João", diz segurando um terço de ametistas e ouro.

Funeral

Dois milhões de peregrinos e cerca de 200 personalidades do mundo inteiro, entre chefes de Estado, monarcas e ministros, são esperados em Roma para a despedida de João Paulo 2º.

Entre os que já confirmaram presença, estão os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, do México, Vicente Fox, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro-ministro espanhol, José Luís Zapatero também estará presente.

O corpo do papa foi embalsamado e deverá ficar exposto até esta quinta-feira. Ele será enterrado nesta sexta-feira, nas grutas do Vaticano, onde estão outros papas.

O governo italiano organizou um grande esquema de segurança, que inclui 6.500 agentes da polícia e fechou o espaço aéreo do Estado no dia do funeral.

Leia mais
  • Cardeais fazem primeira reunião após a morte do papa
  • Papa deve ser enterrado na Gruta Vaticana, diz jornal italiano

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página