Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2005 - 11h37

Poloneses devem ir em massa para funeral em Roma

Publicidade

da Folha Online

O Ministério das Relações Exteriores da Polônia anunciou nesta sexta-feira que cerca de 2 milhões de poloneses devem ir a Roma para o funeral do papa João Paulo 2º nesta sexta-feira (8). A população da Polônia é de cerca de 38,6 milhões de pessoas.

Segundo o porta-voz do ministério, Aleksander Checko, a estimativa baseia-se em uma consulta informal do governo feita junto a agências de viagem. "Há muitos lugares e organizações planejando peregrinações", disse, destacando que a estimativa não é oficial.

Padres em toda a Polônia têm fretado ônibus para levar os fiéis a Roma. Vôos e trens extras da Polônia à Itália têm sido organizados para dar conta do volume esperado de passageiros.

A companhia aérea polonesa LOT Polish Airlines, tem cinco vôos marcados para Roma amanhã --normalmente a empresa realiza apenas um. O porta-voz da empresa, Leszek Chorzewski, disse que, mesmo assim, os vôos não devem dar conta da demanda.

"Gostaríamos de organizar ainda mais vôos, mas as autoridades italianas não nos deram permissão", disse Chorzewski. "Infelizmente não conseguimos fornecer vôos a todos os interessados em ir."

O cardeal polonês Karol Wojtyla se tornou o papa João Paulo 2º em outubro de 1978 e é considerado pelos poloneses como um membro de suas famílias, entre outras razões, pelo papel que desempenhou no fim do comunismo em 1989.

Com agências internacionais

Leia mais
  • 600 mil já compareceram ao velório de João Paulo 2º
  • Taxistas "usam" morte do papa para ganhar dinheiro na Itália

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página