Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2005 - 06h02

Milhares comparecem a missa a céu aberto pelo papa na Eslováquia

Publicidade

da Folha Online

Milhares de pessoas se reuniram nesta sexta-feira para uma missa a céu aberto pelo papa João Paulo 2º, nos arredores da capital Bratislava (Eslováquia), onde o papa celebrou uma missa em 2003, que foi acompanhada por cerca de 200 mil fiéis.

O primeiro-ministro do país, Mikulas Dzurinda, e sua mulher, Eva, assistiram à missa. "Estou muito triste pelo Santo Padre não estar mais entre nós", disse Dzurinda. "Tenho muita consciência do que ele significou para os eslovacos e para mim mesmo. Estou triste, mas a vida é assim."

"Ele realmente amava a Eslováquia", disse Jozefina Beckova, 52. "Sou católica e quis pagar meu tributo a esse grande homem. Se não pode ser no Vaticano, pelo menos o farei aqui."

Em 2003, o papa, já em condição precária de saúde, celebrou a missa na mesma praça, que fica em um conjunto residencial da era comunista chamado Petrzalka, ao fim de quatro dias de visita ao país. Na missa, o papa fez homenagem a dois clérigos presos e torturados durante o regime comunista no país.

Uma outra missa foi celebrada ontem, na cidade de Trnava (oeste do país), também visitada por João Paulo 2º.

Pouco antes da missa, o cardeal eslovaco Jozef Tomko disse que sentiu a morte do papa como se fosse a morte de seu próprio pai. Após a celebração, muitos fiéis permaneceram na praça para acompanhar, em um telão, a transmissão da cerimônia fúnebre do papa.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Peregrinos assistem funeral em telões no Vaticano e em praças de Roma
  • Funeral do papa deve ter duração de três horas
  • Papa pensou em renunciar ao cargo em 2000, diz documento
  • Ouça relato do enviado da Folha Online sobre "invasão polonesa" em Roma

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página