Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 16h34

Na praça São Pedro, brasileiros chamam Ratzinger de "Bento de Deus"

Publicidade

RODRIGO WERNECK
Colaboração para a Folha Online, de Roma

Uma bandeira do Brasil tremulando a poucos metros da sacada da basílica de São Pedro dividiu as atenções da multidão, que aguardava a benção do novo papa, o alemão Joseph Ratzinger, o Bento 16. Antes do anúncio, cerca de 100 brasileiros ainda acreditavam que teriam o privilégio de serem os primeiros a saudar um pontífice compatriota.

Durante a espera pela revelação da identidade do novo papa, a animada "comunidade brasileira" da praça de São Pedro puxava o grito de habemus papam, seguido pela multidão globalizada ao redor. O grupo reunia turistas, brasileiros radicados em Roma e, principalmente, religiosos.

Amigo pessoal de dom José Freire Falcão, cardeal-arcebispo de Brasília, o padre Marcone Ferreira torcia quieto pela improvável indicação de seu superior. "Viemos juntos para cá, mas ele disse que seria impossível voltar como papa. Mas, quem sabe? Seria a grande emoção da minha vida", disse o religioso.

Já Juscelino Junior, gaúcho residente em Roma, que segurava a bandeira brasileira, preferia acreditar na eleição de um papa que teria "o mesmo amor
pelo Brasil que teve João Paulo 2º". "[A bandeira] É para que ele comece a gostar [dos brasileiros] a partir de hoje", afirmou.

Pela animação, a comunidade brasileira atraiu também pessoas de outras nacionalidades. Italiano apaixonado pelo Brasil, o aposentado Alberto Frosi exibia, entusiasmado, uma carta endereçada ao Consulado do Brasil na Itália em que pedia visto para residir "neste país maravilhoso". "Meu sonho é morar no Brasil. Passei três meses em Maceió (AL) e quero voltar o mais rápido possível. Tomara que o papa venha da terra de vocês", disse.

Com o resultado do conclave enfim tornado público, o grito do grupo de brasileiros passou para "Bento de Deus", em alusão ao "João de Deus" que marcou as passagens de João Paulo 2º pelo país.

Leia mais
  • Escolha de Ratzinger é recebida com frieza na Alemanha
  • Bispos da Argentina "aplaudem" eleição de alemão, diz jornal
  • Para novo papa, rock e música pop são "cultos profanos"
  • Ultraconservador, novo papa condena gays e adoção

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o novo papa
  • Leia o que já foi publicado sobre sucessão do papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página