Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2005 - 08h19

Bento 16 mantém gabinete formado por João Paulo 2º

Publicidade

da Folha Online

O papa Bento 16 decidiu manter praticamente a mesma equipe de João Paulo 2º na cúpula da Santa Sé.

O cardeal italiano Angelo Sodano, 77, continua como secretário de Estado do Vaticano, o segundo homem da hierarquia da Santa Sé.

Sodano, inclusive, deveria ter se aposentado há dois anos e sua permanência no novo pontificado reforça a tese dos vaticanistas de que Bento 16 dará continuidade aos trabalhos de João Paulo 2º.

Também foi confirmado no cargo o vice de Sodano, o arcebispo Leonardo Sandri, que anunciou a morte de João Paulo 2º no dia 2 de abril, e o arcebispo Giovanni Lajolo, o chanceler do Vaticano.

Cardeais e arcebispos encarregados dos outros departamentos da Cúria, a burocracia do Vaticano continuam todos "até segunda ordem".

O alemão Joseph Ratzinger foi eleito como papa na última terça-feira (19). Sua primeira missa pública como papa Bento 16 está confirmada para domingo (24), na qual será iniciado oficialmente o seu pontificado. A tradicional celebração deve ocorrer às 10h de Roma (5h do Brasil).

Para a missa deste domingo, a Defesa Civil italiana anunciou que vai fechar o espaço aéreo na região de Roma para garantir a segurança de chefes de Estado e representantes de governos de todo o mundo que assistirão à cerimônia.

Leia mais
  • Ouça relato do repórter da Folha Online sobre a emoção dos fiéis no Vaticano
  • Leia o que já disse Ratzinger sobre os mais variados assuntos
  • Para novo papa, rock e música pop são "cultos profanos"
  • Ultraconservador, novo papa condena gays e adoção

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o novo papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página