Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2005 - 21h54

Mitra feita para João Paulo 2º será usada por Bento 16

Publicidade

da France Presse, em Lyon (França)

Uma mitra criada há alguns anos para o papa João Paulo 2º e que estava exposta em Lyon, centro da França, foi levada às pressas para Roma para a entronização do papa Bento 16, informou hoje o Museu de Fourvière, organizador da exposição.

Esta tradicional peça foi confeccionada em 1996 por dois estilistas italianos, Stefano Zanella e Gianluca Scattolin. A mitra está adornada com uma passamanaria de ouro sobre fundo negro e enriquecida com três tipos de pedras entalhadas: malaquitas, ágatas verdes e ágatas almiscaradas.

A mitra é uma das obras mais elaboradas dos dois criadores, que revolucionaram o vestuário papal combinando uma volta às tradições medievais e a criatividade contemporânea.

Criada para celebrar os 50 anos de ordenação de João Paulo 2º, acabou sendo muito pesada para o papa, que se encontrava muito frágil pela doença.

A pedido do monsenhor Piero Marino, o mestre de celebrações litúrgicas do Vaticano, Stefano Zanella chegou ontem a Lyon para buscar a mitra e levá-la de volta a Roma, onde estará disponível para a missa que marcará o início do pontificado de Bento 16.

Leia mais
  • Bento 16 tentará integrar divorciados à Igreja Católica
  • Veja as autoridades que estarão na missa inaugural de Bento 16 neste domingo
  • Papa pode chamar amigo alemão para dirigir a Cúria Romana
  • Papa agradece trabalho da imprensa em encontro no Vaticano

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa Bento 16
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página