Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2005 - 09h58

Ataques e confrontos deixam 16 mortos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Explosões de carros-bomba e outros artefatos, além de disparos feitos por militares americanos, deixaram neste sábado 16 pessoas mortas nas cidades de Bagdá e Mossul (norte do Iraque).

Em Bagdá, um carro-bomba conduzido por um suicida foi jogado contra uma patrulha policial, deixando cinco mortos, todos civis, e 22 feridos, entre eles alguns policiais, disseram fontes do Ministério do Interior do Iraque.

No começo da manhã, outra bomba explodiu no bairro de Al Dura, no sul da capital, matando quatro pessoas e ferindo cinco, todos elas funcionárias de uma associação local que na hora iam para o trabalho.

Na cidade de Mossul (450 quilômetros ao norte de Bagdá), um carro-bomba, acionado por controle remoto, explodiu durante a passagem de uma patrulha iraquiano-americana, matando duas pessoas e ferindo outras três.

Em outro incidente em Mossul, soldados americanos de um posto de controle dispararam contra um veículo que lhes pareceu suspeito. Os cinco ocupantes do carro, todos civis, morreram. Segundo o comando militar americano, a alta velocidade do carro despertou suspeitas nos soldados.

Americanos

Hoje também foi anunciada a morte de quatro fuzileiros navais na quinta-feira, junto à fronteira síria, o que eleva para nove o número de militares americanos mortos na região na operação que é levada a cabo há uma semana contra a insurgência.

As tropas dos EUA estão há uma semana combatendo a insurgência nesta região do noroeste do Iraque.

Laith Quba, porta-voz do primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim al-Jaafari, reconheceu na rádio nacional iraquiana que foi o governo de Bagdá que pediu à força multinacional encabeçada pelos EUA que lançasse uma operação contra a insurgência na região fronteiriça.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Comentário: O preço da democracia no Iraque

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre a reconstrução do Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página