Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2005 - 04h18

Palestinos entram em confronto com a polícia de Israel

Publicidade

da Folha Online

A polícia de Israel jogou granadas de efeito moral para dispersar os palestinos que atiraram pedras contra judeus na região da Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental, nesta segunda-feira.

O confronto ocorreu durante a comemoração anual da reunificação de Israel na guerra de 1967.

Um porta-voz da polícia disse que as forças se dirigiram para o templo, conhecido pelos judeus como Monte do Templo e considerado o lugar mais sagrado para o judaísmo, depois que centenas de palestinos atiraram pedras em visitantes judeus. Dois deles ficaram feridos e um palestino foi preso.

Mais de 3.000 homens foram mobilizados pelo governo israelense para garantir a segurança da população nas comemorações do 38º aniversário pela tomada de Jerusalém Oriental do controle jordaniano

Projeto

Israel pretende submeter à aprovação do gabinete planos de desenvolvimento para cimentar o controle israelense sobre Jerusalém, depois da retirada do exército da Faixa de Gaza, prevista para este verão.

O gabinete do primeiro-ministro, Ariel Sharon, informou que os projetos de desenvolvimento para Jerusalém serão apresentados aos ministros durante a cerimônia na Colina das Munições.

O plano reserva 134 milhões de dólares para a construção e projetos de criação de empregos para encorajar casais jovens a se mudar para a cidade.

"O plano ajudará a fortalecer nossa presença em Jerusalém, tornar a cidade atraente para investidores, novos moradores, turistas e transformar Jerusalém naquilo que ela merece ser, a primeira cidade de Israel", destacou o gabinete de Sharon.

Em 30 de julho de 1980, o Parlamento israelense aprovou um projeto de lei, declarando Jerusalém a "unificada e eterna capital" do estado de Israel, mas os palestinos querem que Jerusalém oriental seja a capital de seu futuro Estado.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Palestinos entram em confronto com a polícia de Israel
  • Alpinista britânico morre tentando escalar o Everest
  • Mina explode e mata 36 em ônibus no Nepal

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os conflitos no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página