Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2005 - 09h48

Terremoto de 5 graus na escala Richter atinge sul do Peru

Publicidade

da Folha Online

Um terremoto de 5 graus na escala Richter atingiu nesta terça-feira várias cidades na região sul do Peru, após um tremor de 7,9 graus na escala Richter atingir o Chile, causando a morte de nove pessoas.

O tremor desta segunda-feira pôde foi registrado também no Brasil, na Bolívia e no Peru.

O terremoto desta terça-feira no Peru foi sentido na cidade de Ica (300 km ao sul de Lima), e nas cidades vizinhas de Chincha, Cañete e Pisco. Não está claro se esse sismo é uma réplica [tremores secundários de menor intensidade que acontecem depois de um terremoto] do ocorrido no Chile.

O epicentro do terremoto, registrado às 4h29 (2h29 de Brasília), foi localizado no oceano Pacífico, a 55 km sudoeste de Ica, a uma profundidade de 36 km, segundo comunicado do instituto.

Apesar do pânico de alguns moradores da cidade, que saíram de suas casas com medo de desabamentos, a polícia informou que não houve registro de vítimas ou danos materiais.

Nesta segunda-feira, um tremor de 7,9 graus na escala Richter atingiu as cidades de Iquique e Arica, no norte do Chile, perto da fronteira do Peru e da Bolívia. O tremor foi sentido nas cidades peruanas de Arequipa, Moquegua e Tacna, localizadas nessa região.

O terremoto no Chile provocou a morte de oito pessoas e a destruição de 17 casas. O epicentro desse tremor foi localizado nas montanhas da cordilheira dos Antes, a 110 quilômetros de Iquique, segundo as autoridades chilenas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Reflexo de terremoto no Chile assusta brasileiros

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos no Brasil
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página