Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2005 - 17h24

Líderes do G8 condenam ataques em Londres

Publicidade

da Folha Online

Líderes do G8 [grupo que reúne os sete países mais ricos do mundo, e a Rússia], reunidos em um hotel em Gleneagles (70 quilômetros da capital escocesa, Edimburgo), para a cúpula anual do grupo, que termina amanhã, condenaram os ataques terroristas em Londres ocorridos nesta quinta-feira, que mataram 37 pessoas e deixaram 700 feridos.

O primeiro-ministro britânico Tony Blair, que exerce a presidência rotativa do grupo este ano, afirmou que as discussões do grupo devem continuar apesar dos atentados, e foi para Londres, para acompanhar as operações de resgate e as investigações sobre os atentados.

A divulgação dos primeiros resultados sobre as discussões dos líderes sobre as mudanças climáticas a ajuda à África foram adiadas para amanhã por causa do ataque. Além disso, ainda não houve qualquer conclusão sobre as ações ante ao aquecimento global.

Os líderes dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Rússia, acompanhados do secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, e do presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, ficaram ao lado de Blair quando o primeiro-ministro leu o comunicado prévio sobre os atentados, ainda em Gleneagles.

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a reunião do G8, em Gleneagles, na Escócia, sem falar com o primeiro-ministro britânico Tony Blair, que saiu às pressas do encontro rumo a Londres por causa dos atentados que ocorreram na manhã desta quinta-feira na capital britânica.

O encontro bilateral, que estava marcado para o início da tarde, foi substituído por um encontro do G4 (formado por Brasil, Índia, Alemanha e Japão), que defende mudanças na estrutura da ONU (Organização das Nações Unidas).

O grupo pede a ampliação do Conselho de Segurança da ONU, e os quatro países pleiteiam vagas permanentes no órgão.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Estações de Londres são alvo constante de ataques terroristas
  • Explosões em Londres seguem padrão da Al Qaeda, dizem analistas

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  • Leia o que já foi publicado sobre o G8
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página