Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2005 - 18h31

Confira a íntegra do bate-papo com a correspondente em Londres

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com a jornalista Érica Fraga, correspondente em Londres da Folha, sobre a reação dos ingleses uma semana após os atentados.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes
digitaram suas perguntas e respostas

(05:01:33) Erica Fraga: Boa tarde a todos. Estou pronta para começar nossa bate papo.

(05:02:26) Planaltina: Boa tarde! Como está Londres após os atentados? O esquema de segurança foi alterado? Alguma etnia está sendo perseguida?
Folha Imagem
A correspondente em Londres da Folha, Érica Fraga, participa de bate-papo
A correspondente em Londres da Folha, Érica Fraga, participa de bate-papo



(05:03:34) Erica Fraga: Boa tarde, Planaltina. Londres está abalada. O esquema de segurança foi bastante reforçado. Há algumas notícias de agressões contra muçulmanos.

(05:03:52) Sedutor JPA: OI ERICA COMO ESTÃO OS BRASILEIROS EM LONDRES??

(05:04:46) Erica Fraga: Olá Sedutor, os brasileiros com quem falei desde a semana passada estão um pouco assustados. Mas, como os próprios ingleses, seguem a vida normalmente para frente.

(05:05:08) virtual: Além dos EUA, outro país se prontificou a ajudar a polícia britânica nas investigações?

(05:05:55) Erica Fraga: Virtual, há investigadores dos serviços de segurança de mais de 30 países ajudando os britânicos. Parece que essa ajuda tem sido muito importante.

(05:06:20) lili: vc acha que os atentados em londres dificultarão a entrada de estrangeiros no país?

(05:07:02) Erica Fraga: Acho bem possível Lili. O Reino Unido já vinha com uma linha bem mais dura na sua política e imigração e, agora, as coisas devem piorar, sim.

(05:07:42) intelecto: boa tarde érica tudo bem como anda a movimentação ai em londres depois do atentado

(05:09:07) Erica Fraga: Bem, como disse, por mais que os ingleses toquem a vida normalmente para frente, a vida está alterada. Há alertas de segurança o tempo todo. Ontem, eu tive de deixar um trem vindo de Leeds para Londres duas vezes por causa de alertas desse tipo. Da minha casa ouço as sirenes dos carros de polícia o tempo todo. Há uma certa paranóia_justificada, eu acho_no ar.

(05:09:19) marcelo: A quanto tempo está em Londres?? O Povo já imaginava que mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer??

(05:10:03) Erica Fraga: Oi Marcelo, eu estou aqui há quase um ano. Mas é a terceira vez que vivo no Reino Unido. Acho que todos esperavam um atentado cedo ou tarde. Eu já esperava também.

(05:10:09) Celo: Onde você estava quando aconteceu o atentado

(05:11:33) Erica Fraga: Olá Celo, eu não estava em Londres. Tinha viajado para a Escócia para cobrir o encontro do G8. Os atentados ocorreram na manhã do segundo dia desse encontro. Eu estava na sala de imprensa do local quando vi na tevê a primeira notícia de uma possível explosão numa estação de metrô.

(05:11:45) Sedutor JPA: VC NÃO FICOU COM MEDO?

(05:13:19) Erica Fraga: Olha, acho que fiquei, sim. Assim que vi a primeira notícia, corri para o telefone para saber se meu marido_que trabalha perto dessa estação de metrô_estava bem. Depois, comecei a avisar minha família no Brasil que estava tudo ok com a gente.

(05:14:02) Sedutor JPA: SO TEVE ATAQUES EM METRÔS E ONIBUS??

(05:14:55) Erica Fraga: Por enquanto, sim. Há uma especulação de que a mesma célula terrorista estava planejando outro ataque.

(05:15:15) 007: Erica, qual é a contagem oficial de mortos?

(05:15:48) Erica Fraga: Hoje, estava em 53. Mas deve aumentar para número próximo a 70.

(05:16:25) intelecto: e como anda a cabeça dos londrinos em pensar na ipótese de um novo atentado e se há algum esquema de segurança já em ação

(05:18:19) Erica Fraga: Os londrinos têm uma certa frieza racional, Intelecto. Eles têm essa vida de tocar a vida para frente. Mas não há dúvida de que estão sobressaltados. Acho que qualquer um que vê um pacote suspeito num ônibus tem ligado para a polícia. Tem um forte esquema de segurança também.

(05:18:25) marcelo: a ida de turistas a londres caiu ou continua a mesma coisa

(05:19:01) Erica Fraga: Marcelo, ainda não tenho informação sobre isso. Desculpe.

(05:19:12) Henrique Msn Cam: Erica vc acha que esses ataques terroristas a londres aconteceram devido a cidade ter sido escolhida como sede das olimpiadas de 2012??? vc não acha muita considencia???

(05:19:59) Erica Fraga: Acho que não, Henrique. Com certeza, esse atentado vinha sendo planejado há muito tempo. O anúncio de que Londres seria sede dos jogos ocorreu um dia antes dos ataques.

(05:20:12) Henrique Msn Cam: Vc acha que Bin laden esta por tras disso mesmo ou jah virou moda botarem a culpa nele???

(05:22:02) Erica Fraga: Risos. Acho que virou um pouco de moda, sim. Mas, sem dúvida, ele é uma inspiração para jovens terroristas. Segundo especialistas, o chamado terrorismo radical islâmico é muito disseminado. Não existe uma única célula. Mas diversos indivíduos dispostos a praticar um ataque que se juntam e se separam facilmente.

(05:23:14) vito: Qual a situação dos transportes urbanos na capital londrina?

(05:24:56) Erica Fraga: Vito, aos poucos, está tudo voltando ao normal. Ainda tem trechos de linhas de metrô fechadas. O que tem acontecido muito são alertas de segurança que levam a polícia a esvaziar ônibus ou suspender determinadas linhas por algum tempo. Como eu já tinha dito, isso aconteceu ontem comigo duas vezes.

(05:25:08) Tantan: Erica, como foi o seu trabalho no dia do atentado. Quantas horas trabalhou? Como priorizou o tempo para fazer algo além dos que dava as agências internacionais?

(05:27:40) Erica Fraga: Foi uma loucura, Tantan. Eu estava na Escócia cobrindo o G8. Mas tinha de entrar na apuração dos atentados. Quer dizer, tive de cobrir as duas coisas. Eu tentei falar com as pessoas que estavam em Londres, que tinham visto alto. Consegui entrevistar, por exemplo, dois brasileiros. Um rapaz que viu a explosão do ônibus e uma moça que estava dentro de um trem quando a bomba estourou do trem que vinha na direção contrária. Ela me deu um depoimento muito emocionante e forte. Eu trabalhei muito. Acho que escrevi umas cinco matérias e, naquela noite, dormi depois só duas horas porque tive de pegar o primeiro vôo para Londres, no dia seguinte.

(05:27:40) virtual: Mas essa linha política de imigração não deve dificultar a realização das Olimpíadas de 2012?

(05:28:30) Erica Fraga: Acho que, não, Virtual. Os turistas não serão barrados. Acho que eles vão continuar dificultando a vida de quem quer morar e trabalhar aqui, combater a imigração ilegal etc.

(05:29:33) JUNIOR /MSN: q providencias tao sendo tomada pelas autoridades local ??

(05:29:39) marcelo: as reportagens, por falta de segurança, exibida por uma emissora local, será que não colaborou para que tivesse essa trajedia

(05:31:16) Erica Fraga: Junior, o policiamento nas ruas está mais forte. O governo já anunciou que anunciará novas medidas de combate ao terrorismo que devem incluir a expulsão do país de pessoas que incentivam o radicalismo, entre outras coisas.

(05:31:22) intelecto: havera alguma homenagem extras as vítimas

(05:31:28) Erica Fraga: Marcelo, não entendi sua pergunta.

(05:32:25) Erica Fraga: Intelecto, hoje o dia aqui foi marcado por isso. Houve dois minutos de silêncio ao meio dia. Eu estava numa estação do metrô essa hora e todo mundo parou e ficou quieto. Há pouco houve uma vigília em Trafalgar Square, praça que é meio o coração de Londres.

(05:33:26) miro: Até que ponto a tensão é verdadeira numa situação dessas. claro levando em contas as pessoas que são de outros paises?

(05:36:11) Erica Fraga: Miro, as pessoas, de forma geral, estão tensas. Morreram cidadãos das mais diversas nacionalidades. Londres é uma cidade muito cosmopolita. Mas, se você quis dizer tensão entre diferentes grupos étnicos, existe um certo temor da comunidade muçulmana de que sejam vítimas de agressões. Isso já vem ocorrendo nos últimos dias.

(05:37:01) Gustavo: Boa Tarde, na sua opiniao qual sera o proximo pais a ser atacado por esses terroristas?

(05:38:21) Erica Fraga: Gustavo, isso é imprevisível. Existe uma tensão em vários países da Europa, principalmente, na Itália. Um suposto grupo terrorista chegou a anunciar em sua página da internet que Roma seria o próximo alvo. Mas aqui, por exemplo, as autoridades temem outro atentando também.

(05:38:58) Gualberto: O trabalho da policia em busca de clandestinos na GB está mais intenso depois dos atentados?

(05:40:04) Erica Fraga: Oi Gualberto, é difícil medir isso. Mas eu tenho certeza de que se já não está, ficará.

(05:40:10) pat: Érica, como você avalia a atuação da política britânica, dos paramédicos e dos médicos no socorro às pessoas?

(05:40:40) Erica Fraga: Oi Pat, acho que a atuação deles todos foi ótima, rápida. Havia, claramente, um plano emergencial muito bem feito.

(05:40:52) BH-32: - cara Jornalista, quais são as evidências apresentadas pela polícia britânica para incriminar os quatro jovens de ascendência islâmica ?

(05:44:34) Erica Fraga: Oi BH-32, não sei exatamente que pistas levaram a polícia a eles. Mas eles foram filmados chegando juntos na estação de King´s Cross, com mochilas enormes nas costas pouco antes dos atentados. Depois disso, os corpos de cada um deles foram encontrados nos quatro locais diferentes onde ocorreram as explosões. Nos últimos dois dias, a polícia está vasculhando várias casas nas cidades onde os quatro viviam e já encontrou, por exemplo, explosivos.

(05:44:46) MR.destiny: e a familia das vitimas o que acontecera com elas??

(05:46:15) MulataMel: o que vc diria para as pessoas que estavam com viajens marcadas para londres e desistiram por causa deste atentado

(05:46:39) Erica Fraga: Mr. Destiny, as famílias das vítimas estão vivendo um drama enorme. Muitas ainda não tiveram confirmação de que seus parentes morreram. Alguns continuam sendo tratados como desaparecidos. Mas acho que, nesses casos, a esperança diminui a cada dia. Nas não sei se as famílias serão indenizadas, se é isso que você gostaria de saber.

(05:47:56) Erica Fraga: Oi MulataMel, é difícil dar conselho sobre isso. Acho que é uma decisão muito pessoal. Posso te dizer que eu não desmarcaria uma viagem por causa disso. Eu já vivi no Rio e em São Paulo e ainda me sinto bem mais segura em Londres do que nessas duas cidades.

(05:47:56) Terrorista: vc usa o transporte publico londrino com frequencia? tem medo depois do ocorrido?

(05:48:31) PAULISTANO: O Q VC DESTACARIA EM TERMOS DE MUDANÇA NO ESQUEMA DE SEGURANÇA DA POPULAÇÃO APÓS OS ATENTADOS?

(05:48:38) Erica Fraga: Olá Terrorista, eu uso o transporte com grande freqüência, sim. Não tenho medo, não.

(05:48:38) mara: As crianças estão indo normalmente para a escola?
(05:49:32) Erica Fraga: Oi Mara, oi Paulistano. As crianças estão indo normalmente para as escolas, sim. Desde segunda-feira. Há mais policiamento na rua. Isso é marcante, é visível.

(05:51:10) Erica Fraga: Mais perguntas?

(05:53:07) fraga: Como anda a popularidade do primeiro ministro?

(05:53:13) Do lar: Os mulçumanos estão sendo hostilizados nas ruas ou apenas em seus locais de adoração?

(05:54:56) Erica Fraga: Oi Fraga. Você é meu parente? Acho que o Tony Blair está se saindo bem, assumiu uma postura de estadista sério. Acho que existe a chance de que isso tenha impacto positivo na popularidade dele, que não vinha muito boa.

(05:56:47) Erica Fraga: Do lar, algumas mesquitas foram atacadas. Ontem, um homem muçulmano foi assassinado. Mas não existe certeza se isso teve ligação com os atentados, se foi "revanche" de algum grupo de extrema direita, ou uma infeliz coincidência.

(05:58:13) Erica Fraga: Bem, pessoal, foi ótimo falar com vocês. Muito obrigada pelo interesse.

(05:58:25) Moderador UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Erica Fraga e a participação de todos os internautas. Até o próximo!

Especial
  • Para correspondente, ataque em Londres atrapalha a imigração, mas "ajuda" Blair
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Veja como foram os outros bate-papos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página