Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2005 - 17h13

Passagem do furacão Emily tira 70 mil turistas de Cancún

Publicidade

da EFE

O México declarou neste domingo estado de emergência em todos os municípios do estado de Yucatán por conta da passagem do furacão Emily, que ameaça grandes regiões da península.

Fontes oficiais informaram que a operação de retirada de turistas --iniciada no sábado-- continua neste domingo. Cálculos preliminares indicam que 70 mil pessoas já deixaram o Estado de Quintana Roo, onde está localizado o balneário de Cancún.

Segundo a imprensa local, o aeroporto internacional de Cancún está abarrotado de turistas que querem deixar a península antes da chegada do furacão Emily, prevista para este domingo.

O Emily é considerado extremamente perigoso pelas autoridades e já matou ao menos cinco pessoas: quatro na Jamaica e uma na ilha de Granada.

O governador de Quintana Roo, Félix González, disse que a maioria dos turistas começou a deixar o Estado nas primeiras horas do sábado.

O SMN (Serviço Meteorológico Nacional) informou que esta manhã o ciclone estava a 310 quilômetros da ilha mexicana de Cozumel.

O Emily seguiu nos últimos dias uma trajetória pelo sul do mar do Caribe. Na madrugada da quinta-feira deixou um morto ao passar pela ilha de Granada, causando também danos em ao menos 200 casas na ilha vizinha de Carriacou.

Antes de se dirigir a Yucatán, o Emily deixou ao menos quatro mortos ontem, durante sua passagem pela Jamaica, onde também causou prejuízos milionários.

Segundo o SMN, nas últimas horas o Emily diminuiu ligeiramente sua intensidade e está na categoria quatro da escala Saffir-Simpson, que vai de um a cinco. Os ventos do furacão são de 240 km/h.

Desde ontem, a empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) retirou mais de 15.500 trabalhadores que estavam nas plataformas petrolíferas da Sonda de Campeche e fecharam preventivamente 63 poços.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacão Emily já provoca fortes chuvas e ventos na Jamaica

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Ivan
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Dennis
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Emily
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página