Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2005 - 12h00

Polícia diz que mais uma bomba foi achada em Londres após ataques

Publicidade

da Folha Online

A polícia de Londres confirmou nesta segunda-feira que uma quinta bomba --aparentemente relacionada com os ataques do último dia 21-- foi encontrada "abandonada" em Little Wormwood Scrubs, a oeste de Londres, por um civil, no sábado (23). Autoridades também revelaram os nomes de dois suspeitos dos ataques da semana passada.

A polícia ainda não tem informações sobre quem teria deixado o artefato explosivo abandonado nessa região.

Segundo análises forenses, essa bomba tem "similaridades" com as que foram parcialmente detonadas na semana passada nas estações Shepherd's Bush (oeste), Oval (sul), Warren Street (centro) e no ônibus de dois andares que trafegava pela Hackney Road (leste).

Todas as cinco bombas foram colocadas dentro de mochilas escuras, e os artefatos foram feitos com o mesmo tipo de invólucro plástico, utilizado para alimentos. De acordo com a polícia, essas embalagens são fabricadas na Índia, exportadas para o Reino Unido e vendidas em mais de cem lojas no território britânico.

O ataque, ocorrido duas semanas após os atentados que mataram 52 pessoas em Londres --além dos quatro suicidas autores da ação-- e deixaram outras 700 pessoas feridas, provocaram uma reação imediata da polícia britânica, que tem ordem de "atirar para matar" qualquer suspeito de terrorismo.

Suspeitos

Na sexta-feira (22), policiais à paisana mataram por engano o eletricista brasileiro Jean Charles de Menezes, 27, que estava na estação de Stockwell (sul de Londres). Segundo testemunhas, ele teria corrido da polícia após receber ordem de prisão, o que teria levado os policiais a atirarem cinco vezes contra ele.

Dois dos homens procurados tiveram seus nomes revelados nesta segunda-feira. O diretor da agência antiterrorista da Scotland Yard [polícia britânica], Peter Clarke, disse que os nomes dos suspeitos são Yasin Hassan Omar, 24, que pode ser o autor da explosão na estação Warren Street.

Muktar Saif Ibrahim, conhecido também por Muktar Mohammed Said, 27, teria tentado detonar a bomba dentro do ônibus.

Dois outros suspeitos foram presos pela polícia, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira. Essas pessoas não tiveram seus nomes revelados, nem a circunstância em que foram presas foi divulgada.

A polícia agora tenta encontrar o quinto homem que transportava a bomba abandonada na região oeste. A Scotland Yard pediu para que qualquer pessoa que tenha informações sobre os suspeitos entre em contato direto com a polícia.

Leia mais
  • Polícia "tem que pagar", diz primo de brasileiro morto
  • Blair diz que "lamenta" morte de brasileiro em Londres

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página