Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2005 - 19h48

Jordânia prende suspeito de envolvimento com ataques em Aqaba

Publicidade

da Folha Online

A Jordânia anunciou nesta segunda-feira a prisão de um sírio acusado de envolvimento no ataque com foguetes contra navios no porto de Aqaba, na região do Mar Vermelho, na semana passada.

Segundo informações veiculadas em uma rede de TV jordaniana, o ataque foi realizado por um grupo terrorista baseado no Iraque.

De acordo com a rede de TV, que citou um porta-voz do governo jordaniano, três dos terroristas que teriam realizado os ataques fugiram para o Iraque na última sexta-feira (19) --dia do ataque-- usando passaportes iraquianos falsos.

Preso

Mohammed Hassan al Sahli, um sírio que vive em Amã (capital da Jordânia) é apontado pela Jordânia como o principal suspeito de ter ajudado três militantes que vieram do Iraque para realizar o atentado, segundo informações da emissora de TV.

A rede de TV não revelou o nome do suposto grupo terrorista baseado no Iraque. No ataque, foguetes não atingiram navios americanos, mas mataram um soldado jordaniano.

Fontes da segurança afirmam que o ataque seguiu o padrão de ataques anteriores realizados pela rede terrorista Al Qaeda [de Osama bin Laden].

De acordo com as informações passadas pelo porta-voz do governo à rede de TV, sete foguetes foram trazidos do Iraque para a Jordânia e escondidos em veículo. Segundo o porta-voz, três foguetes foram lançados de uma área industrial próxima do porto de Aqaba.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Navios dos EUA são alvos de ataques em porto na Jordânia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Jordânia
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página