Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2005 - 16h25

Cruz Vermelha ajuda vítimas de tumulto no Iraque

Publicidade

da Folha Online

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) distribuiu vários itens de ajuda para as vítimas do tumulto ocorrido nesta quarta-feira no Iraque --que matou mais de 900.

Em cooperação com o Crescente Vermelho Iraquiano e com o Departamento de Saúde local, a Cruz Vermelha entregou 10 mil litros de água potável ao Hospital Imã Ali, com capacidade para 230 leitos, na cidade de Sadr.

Segundo a Cruz Vermelha, outros 70 mil litros de água serão entregues nesta quinta-feira ao mesmo hospital. O CICV também forneceu ao Crescente Vermelho 5.000 jogos de lençóis, 500 macas e 458 sacos para corpos, além de remédios para 200 pacientes.

A organização ainda está encaminhando outros suprimentos ao hospital, como materiais para curativos e sutura e ataduras suficientes para o atendimento de cem pessoas.

Um caminhão do Crescente Vermelho levou kits de primeiros-socorros e cobertores para três hospitais da região (Kadhimiya, Naimiya e Medical City). A organização também entregou aos hospitais sacos para corpos, macas, roupas de cama e outros materiais médicos.

Logo após a tragédia, o Crescente Vermelho enviou 50 voluntários ao local, onde foi montado um posto de primeiros-socorros. Um ônibus foi utilizado na retirada de mortos e feridos.

Tumulto

A multidão estava a caminho de uma cerimônia religiosa xiita na mesquita de Kadhimiya, em um distrito do norte de Bagdá, quando uma pessoa não-identificada gritou que havia um homem-bomba entre a multidão, segundo informações da polícia.

De acordo com testemunhas, centenas de pessoas começaram a correr e se atiraram no rio de cima da ponte. Muitos idosos morreram na hora. Dezenas de pessoas se afogaram e equipes de resgate trabalham para remover os corpos do rio.

O primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim al Jaafari, decretou três dias de luto no país.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Tumulto está entre as piores tragédias envolvendo cerimônias religiosas
  • Mais de 600 iraquianos morrem durante tumulto em ameaça de bomba

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre grupos religiosos no Iraque

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página