Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2005 - 11h51

Bush anuncia envio de mais militares à região afetada pelo Katrina

Publicidade

da EFE, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, anunciou hoje o envio de mais militares à região do Golfo do México, devastada pelo furacão Katrina, para que eles possam ajudar nas tarefas de recuperação.

Em sua tradicional mensagem dos sábados, que hoje excepcionalmente foi transmitida ao vivo do jardim da Casa Branca, o governante disse que será enviado nas próximas 72 horas um total de 7.000 militares adicionais, de diferentes forças do Exército.

Bush, que na sexta-feira fez uma visita às zonas afetadas pelo furacão, reiterou hoje seu compromisso de ajuda e reconstrução das cidades devastadas e ressaltou que os resultados destes esforços são "insatisfatórios" até agora porque, simplesmente, "muitos cidadãos não têm a ajuda de que necessitam".

Bush reconheceu que o custo humano desta tragédia é "incalculável" e disse que está em contato com as autoridades da zona, à qual voltará na segunda-feira, Labor Day nos EUA.

O presidente enviou a mensagem à nação depois de ter se reunido com os secretários de Defesa e Segurança Nacional, Donald Rumsfeld e Michael Chertoff. "Completaremos a evacuação o mais breve possível e de maneira segura", disse Bush.

"Nossa nação tem a força, os recursos e a determinação para fazer frente a este desastre", disse Bush após anunciar o envio dos novos militares. Os oficiais mobilizados pertencem a distintas forças do Exército, desde a divisão aerotransportada até o corpo de marines e o Exército de terra.

O governante disse que na região já há 4.000 soldados e que os reforços procederão da 82ª Divisão Aerotransportada de Fort Bragg, na Carolina do Norte, a Primeira Divisão de Cavalaria de Fort Hood, no Texas e as divisões primeira e segunda das Forças Expedicionárias dos Marines, de Camp Pendleton na Califórnia e Camp Lejeune, na Carolina do Norte.

Leia mais
  • Embaixo d'água, Nova Orleans traz militares do Iraque e Afeganistão
  • Bush assina ajuda de emergência de US$ 10,5 bilhões

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Envie mensagens a brasileiros que vivem nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página