Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2005 - 22h08

Annan lamenta mortes e destruição por terremoto na Ásia

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, expressou sua mais profunda tristeza com as mortes e a destruição causadas pelo terremoto de gigantescas proporções que devastou o sul da Ásia na madrugada deste sábado, enquanto o organismo se mobiliza para ajudar o Paquistão, o país mais atingido.

"Sabemos que cada hora conta em um terremoto desta magnitude, e a ONU está pronta para ajudar o país como for possível", garantiu o coordenador de ajuda das Nações Unidas, Jan Egeland.

Uma equipe de oito membros da Undac (Coordenação e Avaliação de Desastres das Nações Unidas) chegará em Islamabad neste domingo pela manhã e ajudará nos trabalhos de coordenação, em resposta ao pedido feito pelo governo do Paquistão, acrescentou a ONU.

O secretário-geral disse estar "profundamente entristecido pela perda de vidas e destruição causada pelo terremoto", anunciou Stephane Dujarric, porta-voz de Annan, acrescentando que ele "estende suas sinceras condolências a todas as vítimas e suas famílias".

De acordo com Dujarric, o escritório das Nações Unidas para Coordenação de Negócios Humanitários (Ocha) está em contato com os governos dos países afetados para determinar de que maneira o organismo poderá contribuir nos esforços de resgate e ajuda às vítimas, assim como na reconstrução.

Já foram liberados pelo órgão 100.000 dólares em caráter de emergência para envio imediato de ajuda.

Leia mais
  • Número de mortos por terremoto na Ásia atinge 2.300
  • Bush oferece ajuda às vítimas do terremoto no sudeste da Ásia
  • Europa oferece ajuda a vítimas de terremoto no sul da Ásia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página