Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2005 - 10h59

Otan anuncia ajuda às vítimas do terremoto no sul da Ásia

Publicidade

da Folha Online

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) anunciou nesta segunda-feira estar preparada para oferecer soldados, ajuda aérea e humanitária ao Paquistão --país que foi mais atingido pelo terremoto de 7,6 graus na escala Richter que afetou também a Índia e o Afeganistão, informou o secretário-geral do órgão, Jaap de Hoop Scheffer.

Ao menos 50 militares alemães já foram enviados à região da Caxemira --onde foi localizado o epicentro do terremoto-- e outras 10 mil pessoas que fazem parte da Isaf (Força Internacional de Assistência à Segurança --que é também vinculada à Otan), serão deslocadas do Afeganistão e enviadas ao Paquistão e à Índia.

O número de mortos do terremoto ocorrido no sábado (8) já supera os 20 mil. De acordo com autoridades locais, milhares de corpos ainda podem estar enterrados nos escombros. O tremor foi o pior desastre natural a atingir o Paquistão desde sua formação, em 1947.

De acordo com membros da Otan, o governo paquistanês já pediu helicópteros, equipamentos para auxiliar na busca das vítimas, tendas, colchões, alimentos e água.

A Otan também pode enviar aviões Boeing-707, que foram usados na ajuda das vítimas americanas do furacão Katrina, que afetou o sul dos Estados Unidos em agosto passado.

A União Européia (UE) deverá enviar ao Paquistão uma ajuda inicial de US$ 4,4 milhões.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Tremor deixa 2,5 milhões de desabrigados no sul da Ásia

    Especial
  • Veja imagens do terremoto que atingiu o sul da Ásia
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página