Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2005 - 17h52

Países da UE se reúnem para discutir plano contra gripe do frango

Publicidade

da Folha Online

Altos funcionários do Ministério da Saúde de países europeus se reuniram nesta quinta-feira no Reino Unido para discutir uma estratégia contra o vírus da gripe do frango. Focos do vírus HSN1 já foram detectados na Romênia, na Turquia e na Rússia.

Segundo o comissário europeu de Saúde, Markos Kyprianou, o vírus pode se disseminar entre aves de outros países da Europa, mas, segundo ele, o continente está preparado para lidar com a ameaça.

"Não podemos excluir a possibilidade de termos novos focos do vírus na Europa", afirmou Kyprianou. "Mas não precisamos entrar em pânico a cada vez que aparece um novo foco".

Segundo o comissário, todos os 25 países-membros da UE (União Européia) traçaram planos de combate a uma possível pandemia da gripe do frango, embora, em alguns deles, as estratégias ainda estejam em fase de elaboração. De acordo com Kyprianou, quase todos os países já adquiriram remédios suficientes contra o vírus.

Reunião

Todos os países da UE enviaram representantes para a reunião, ocorrida em um hotel ao noroeste de Londres. Membros do governo da Romênia, Bulgária, Turquia e Croácia também compareceram, além de especialistas da Organização Mundial de Saúde e do Centro Europeu de Controle de Doenças.

A Ministra da Saúde britânica, Patricia Hewitt --cujo país ocupa a Presidência rotativa da UE-- afirmou, após a reunião, que o risco da gripe do frango atingir a população européia em grande escala é "muito pequeno."

"A Organização Mundial da Saúde confirmou que não houve crescimento do risco de uma pandemia de gripe", afirmou.

Mutação

A preocupação a respeito da gripe do frango vem aumentando nos últimos dias devido às crescentes evidências de que o vírus possa se disseminar na Europa. O vírus dificilmente é contraído por humanos e os casos ocorridos até o momento foram ligados ao contato físico direto com aves doentes.

No entanto, cientistas estão preocupados com uma variação do vírus conhecido como H5N1, que poderia sofrer mutação e se tornar facilmente transmissível a seres humanos, causando uma pandemia da gripe.

O vírus vem se espalhando entre aves da Ásia. Nesta quinta-feira, o primeiro-ministro da Tailândia confirmou o 13º caso de morte devido a gripe.

Um total de 61 pessoas morreram na Ásia devido à infecção pelo vírus da gripe do frango desde 2003. Não há relato de pessoas infectadas pelo vírus na Europa.

Leia mais
  • Segundo especialistas, sacrifício de aves espalha gripe do frango
  • Alerta sobre gripe do frango preocupa indústria do turismo
  • Laboratório indiano produz genérico de remédio contra gripe do frango

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página