Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2005 - 11h19

Veja principais pontos do relatório da ONU sobre Aids e vírus HIV

Publicidade

da Reuters

A ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou nesta segunda-feira um relatório do Programa da organização sobre HIV/Aids (Unaids), revelando que o número de pessoas infectadas com o vírus da Aids chegou a 40,3 milhões em 2005, o maior nível já registrado.

A Aids já matou mais de 25 milhões de pessoas desde que foi identificada, em 1981, e já é uma das epidemias mais destrutivas da história da humanidade.

Veja outras informações publicadas no relatório:

- Ao menos 3,1 milhões de pessoas morreram em 2005 em decorrência da Aids. Desse total, 570 mil eram crianças.

- Cerca de 5 milhões de pessoas foram infectadas com o vírus somente em 2005.

- O número de pessoas infectadas pelo HIV tem aumentado em todas as regiões do globo nos últimos dois anos, exceto no Caribe, a segunda região do mundo mais afetada pela doença, onde não houve alteração.

- A África subsaariana, cuja população representa pouco mais de 10% da população mundial, abriga cerca de 60% das pessoas infectadas com o vírus HIV em todo o mundo. A região conta com 25,8 milhões de soropositivos e continua sendo o local mais atingido pela Aids. Esse número é maior em 1 milhão se comparado com as estatísticas de 2003.

- A epidemia na África do Sul, uma das maiores no mundo, não mostra qualquer sinal de que deve ceder.

- No Leste da Europa e na Ásia Central, o número de pessoas vivendo com o vírus da Aids aumentou de 500 mil para 1,6 milhão, desde 2003. E o número de mortes quase dobrou no mesmo período, chegando a 62 mil.

- No final de 2004, aproximadamente 300 mil casos de HIV foram oficialmente registrados na Federação Russa, mas estima-se que o número de pessoas infectadas na região seja de 860 mil.

- Na Ásia, o aumento de casos é baixo, se comparado com o que ocorreu na África. As últimas estimativas mostram que 8,3 milhões de pessoas estavam vivendo com o vírus do HIV em 2005, incluindo 1,1 milhão de infectados recentemente. Somente neste ano, a Aids matou 520 mil pessoas no continente.

- O número de pessoas vivendo com HIV na América Latina chega a 1,8 milhão. Em 2005, aproximadamente 66 mil pessoas morreram de Aids, e 200 mil foram infectadas.

- O número de pessoas vivendo com o vírus na América do Norte, Europa Ocidental e Central chegou a 1,9 milhão em 2005, com aproximadamente 65 mil novos casos neste ano. O acesso ao tratamento terapêutico, muito fácil nessas regiões, ajuda a manter o número de mortes baixo: 30 mil morreram em decorrência da doença.

Leia mais
  • Casos de HIV chegam a 40,3 mi no mundo, diz ONU
  • América Latina já tem 1,8 milhão de soropositivos, diz ONU

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Aids
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página