Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2005 - 12h27

Vizinhos resgatam mulher com vida dois meses após tremor no Paquistão

Publicidade

da Efe, em Islamabad
da Folha Online

Uma mulher foi resgatada com vida após permanecer mais de dois meses sepultada sob os escombros de sua casa, em conseqüência do terremoto que sacudiu o norte do Paquistão em outubro passado, informaram nesta terça-feira autoridades paquistanesas.

"Naqsha Bibi, de cerca de 40 anos, foi encontrada por vizinhos na tarde deste domingo, quando estavam limpando os escombros em busca dos corpos de seus parentes", disse Hafiz ur Rehman, do Hospital da Associação Médica Islâmica do Paquistão (Pima).

A mulher sobreviveu entre os escombros durante 64 dias, após ficar sepultada sob sua casa na cidade de Muzzafarabad, capital da Caxemira paquistanesa, durante o terremoto de 8 de outubro passado, que matou cerca de 90 mil pessoas no norte do Paquistão e na Índia.

Bibi foi transferida inconsciente ao hospital, onde foi declarada fora de perigo, segundo indicaram fontes médicas.

"Está na unidade de cuidados intensivos e estamos observando cuidadosamente sua evolução", disse o médico Hafiz, do hospital de campo da Pima.

O médico explicou que a mulher está recebendo líquido por via intravenosa para controlar a desidratação. "Está melhorando, por isso esperamos que sobreviva", acrescentou.

"É um milagre que tenha sobrevivido durante dois meses sem comer nem beber sob os escombros', disse outro médico do hospital aos meios de comunicação locais.

Afeganistão

Já no Afeganistão, um terremoto de 6,7 graus na escala Richter atingiu o nordeste do país --já bem próximo da Caxemira paquistanesa-- nesta terça-feira. Ao menos 11 pessoas ficaram feridas e 200 casas foram danificadas pelo tremor.

Apesar disso, informações de regiões mais remotas do país, também afetadas pelo tremor, ainda não chegaram às autoridades. Em alguns distritos, líderes locais enviaram homens a cavalo para checar a situação desses locais.

O Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), informou que o tremor ocorreu na região remota das montanhas de Hindu Kush, a 95 quilômetros sudeste de Faizabad, capital da Província de Badakhshan, pouco populosa.

Leia mais
  • Pescador escapa da morte dando socos em tubarões

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o terremoto na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página