Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2005 - 16h02

Confederação Israelita do Brasil rejeita afirmações de líder do Irã

Publicidade

da Folha Online

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) e o Congresso Judaico Latino-Americano (CJL) divulgaram um comunicado rejeitando as afirmações do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que voltou nesta quarta-feira a desacreditar a ocorrência do Holocausto.

Ahmadinejad afirmou que o massacre de mais de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) pelos nazistas foi "um mito".

Na semana passada, a comunidade internacional criticou duramente o líder iraniano por ter sugerido que as mortes dos judeus na Segunda Guerra eram "uma lenda".

Leia abaixo a íntegra do comunicado divulgado pela Conib e pelo CJL:

"O presidente do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL) e da Confederação Israelita do Brasil (Conib), em nome de toda a comunidade judaica latino-americana e brasileira, expressa o mais enérgico repúdio às declarações que agridem ao Estado de Israel e a memória dos 6 milhões de judeus assassinados na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

O Estado de Israel é um membro soberano da comunidade internacional, criado em 1948 sobre as bases de uma Resolução das Nações Unidas, cujo direito à existência não requer nenhum outro tipo de reconhecimento.

Os discursos que evocam a infeliz frase "apagá-lo do mapa", remontam as mais sinistras e inadvertidas idéias anti-semitas de Hitler e são impensáveis e inaceitáveis em um contexto civilizado.

O Congresso Judaico Latino-Americano e a Confederação Israelita do Brasil conclamam a todas as nações amantes da paz e a todos os homens e mulheres de boa vontade no mundo para que condenem categoricamente as incendiárias declarações anti-Israel e a infame pretensão em banalizar o Holocausto, recordando à verdade histórica de quando as pessoas de bem reagiram adequadamente ante a ameaça de eliminar um Estado independente.

Ao emitir esta declaração, o Congresso Judaico Latino-Americano e a Confederação Israelita do Brasil renovam seu firme compromisso com os esforços condizentes à promoção da paz e ao respeito mútuo entre os povos, religiões, grupos sociais e éticos. Esse compromisso é mais imperioso do que nunca!

Jack Leon Terpins (presidente do Congresso Judaico Latino-Americano e Confederação Israelita do Brasil)"

Leia mais
  • França considera declaração do presidente do Irã "inaceitável"
  • Presidente do Irã diz que Holocausto é um "mito"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise entre Israel e Irã
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Ahmadinejad
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página