Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2005 - 20h20

Comissão Eleitoral diz estar tudo pronto para pleito no Iraque

Publicidade

da Efe

A Comissão Eleitoral Independente do Iraque (CEI) anunciou nesta quarta-feira a conclusão de todos os preparativos para as eleições legislativas de amanhã, exceto em algumas áreas onde problemas de segurança impediram a finalização.

"Em algumas regiões da Província de Al Anbar, no oeste do país, não pudemos habilitar centros eleitorais, por isso seus habitantes não poderão participar das eleições", informou Hussein Al Handaui, um dos responsáveis da CEI.

Al Handaui acrescentou que, "portanto, a Comissão não será responsável por essa situação, mas as circunstâncias de segurança", mas disse que sua instância não poupará esforços para que a maioria da população de Al Anbar possa ir às urnas.

Al Anbar, de população majoritariamente árabe sunita, é o principal reduto dos rebeldes e grupos terroristas que lutam contra as tropas da coalizão e do governo iraquiano.

Fraude

Al Handaui negou as informações divulgadas nesta terça-feira por uma fonte do Ministério do Interior sobre o fato de que as tropas americanas interceptaram um caminhão vindo do Irã com uma carga de centenas de cédulas eleitorais falsificadas.

No entanto, ele confirmou que militares iraquianos agrediram o diretor da CEI na província de Salahedin, ao norte de Bagdá, quando soldados impediram o responsável do órgão eleitoral de entrar no edifício de onde administrará as eleições da zona.

Além disso, Al Handaui revelou que um grupo armado levou quinze urnas eleitorais na localidade de Tarmiya, ao norte de Bagdá, mas disse que a CEI enviará mais urnas a essa cidade para que as pessoas possam votar.

Al Handaui disse ainda que algumas "formações políticas" infringiram a norma eleitoral ao não suspenderem sua campanha. Por isso, segundo o responsável alguns grupos serão punidos.

Leia mais
  • Entenda como serão as eleições

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições parlamentares no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições parlamentares no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página