Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2005 - 20h50

Presidente do Irã deve "se acalmar no Alasca", diz Shimon Peres

Publicidade

da Folha Online

O vice-primeiro ministro israelense, Shimon Peres, aconselhou nesta quarta-feira o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, a ir "se acalmar no Alasca", em reação às suas novas declarações contra Israel.

Ahmadinejad "deve ir para o Alasca se acalmar um pouco", afirmou Peres ao Parlamento Europeu em Estrasburgo (leste da França). As declarações foram dadas depois que o líder do Irã qualificou o Holocausto de "mito".

"Eles [os ocidentais) inventaram este mito do massacre dos judeus e os colocam sobre Deus, sobre as religiões e os profetas", afirmou Ahmadinejad.

"Se alguém em seu país coloca Deus em dúvida, não dizem nada, mas se o mito do massacre aos judeus é criticado, os sionistas e seus governos começam a vociferar", acrescentou.

Críticas

A União Européia (UE) e os Estados Unidos condenaram energicamente as declarações dadas por Ahmadinejad nesta quarta-feira.

Na semana passada, a comunidade internacional criticou duramente o líder iraniano por ter sugerido que as mortes dos judeus na Segunda Guerra eram "uma lenda" e que o Estado de Israel deveria ser "transferido para a Europa."

Em outubro último, Ahmadinejad afirmou que Israel deveria ser "riscado do mapa", declaração que também foi duramente criticada pela comunidade internacional.

Com agências internacionais

Leia mais
  • França considera declaração do presidente do Irã "inaceitável"
  • Presidente do Irã diz que Holocausto é um "mito"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise entre Israel e Irã
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Ahmadinejad
  • Leia o que já foi publicado sobre Shimon Peres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página