Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2005 - 14h52

Rice nega espionagem ilegal de civis nos EUA

Publicidade

da France Presse, em Washington

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, negou nesta sexta-feira que o presidente George W. Bush tenha ordenado realizar tarefas ilegais de espionagem doméstica, mas não quis comentar os informes que afirmam que foram realizadas escutas telefônicas e de e-mails nos Estados Unidos sem autorização judicial.

Indagada em duas entrevistas televisivas, Rice se negou a discutir esses informes, que sugerem que a autorização de Bush foi ilegal.

"O presidente foi muito claro que não ordenaria fazer coisas ilegais. Sempre disse que faria tudo o que pudesse para proteger o povo americano de ataques como sofremos em 11 de Setembro, mas dentro da lei e respeitando as liberdades civis dos americanos", enfatizou.

A Casa Branca, no entanto, não desmentiu as informações veiculadas pela imprensa. O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, se amparou no segredo de Estado para negar fazer comentários a respeito da notícia.

Autorização

Segundo o jornal "The New York Times" desta sexta-feira, Bush autorizou em 2002 a Agência Nacional de Segurança a espionar milhares de cidadãos americanos e estrangeiros nos Estados Unidos sem uma ordem do tribunal.

A atividade agência, cuja missão é espionar as comunicações estrangeiras, teve como objetivo obstruir complôs terroristas depois dos ataques da Al Qaeda de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, destacou o jornal citando fontes governamentais.

Sob uma ordem presidencial assinada em 2002 --segundo afirmaram funcionários não identificados-- a Agência Nacional de Segurança monitorou ligações telefônicas internas e mensagens de correio eletrônico internacionais de centenas, talvez milhares, de pessoas dentro dos Estados Unidos sem contar com uma ordem da corte, em um esforço para detectar "números sujos" vinculados à Al Qaeda.

Leia mais
  • EUA monitoram civis sem autorização legal, diz jornal

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre espionagem nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre o Carnivore
  • Leia o que já foi publicado sobre o Echelon
  • Leia o que já foi publicado sobre o 11 de Setembro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página