Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2005 - 11h59

Xiitas e curdos lideram apuração eleitoral no Iraque

Publicidade

da Efe, em Bagdá

A Aliança Unida Iraquiana (AUI), principal grupo religioso xiita no Iraque, lidera a apuração eleitoral em sete Províncias do sul do país, enquanto a coalizão curda faz o mesmo no norte.

O boletim parcial da apuração foi anunciado nesta segunda-feira pelo diretor da Comissão Suprema Eleitoral do Iraque, Adel al Lami, ao apresentar à imprensa os resultados preliminares do pleito realizado na quinta-feira (15), que pôs fim ao processo de transição elaborado pelos Estados Unidos.

A AUI é liderada por Abdel Aziz al Hakim, presidente da Assembléia Suprema para a Revolução Islâmica no Iraque, o maior partido xiita do país. O primeiro-ministro do país, Ibrahim al Jaafari, líder da formação Al Dawa, também concorreu pela AUI.

A coalizão xiita venceu as eleições parlamentares de 30 de janeiro, da qual saiu o governo que conduziu o Iraque à última etapa do processo de transição aberto após a invasão e ocupação americanas.

Naquela ocasião, a AUI conseguiu 140 das 275 cadeiras em disputa. Em segundo lugar, com 70 assentos, ficou a aliança curda, liderada pelo atual presidente do país, Jalal Talabani, e por seu antigo inimigo Massoud Barzani, líder do atual Parlamento curdo iraquiano.

Leia mais
  • Entenda como serão as eleições

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições parlamentares no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições parlamentares no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página