Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2005 - 12h07

Sunitas dizem que resultados de pleito no Iraque são "fraudulentos"

Publicidade

da Folha Online

Líderes sunitas afirmaram nesta terça-feira que os resultados parciais das eleições iraquianas, realizadas no último dia 15, divulgados ontem são uma "farsa do desejo do povo". Segundo a Comissão Eleitoral Iraquiana, xiitas --facção rival e maioria no Iraque-- e curdos vencem o pleito parlamentar, o que pode levar o país a substituir o governo interino xiita e curdo por lideranças da mesma origem.

Nesta terça-feira, membros da Comissão Eleitoral disseram que os resultados oficiais só serão conhecidos no próximo mês. Autoridades devem investigar as queixas dos sunitas e a verificação de fraudes vai atrasar a divulgação dos nomes dos vencedores.

Sunitas também disseram que a segurança e estabilidade do Iraque estariam "ameaçadas", caso as suas reclamações não fossem ouvidas. Eles concentram suas reclamações na Província de Bagdá, o maior distrito eleitoral do país.

Segundo os resultados parciais, a Aliança Iraquiana Unida --um dos maiores partidos xiitas-- obteve 89% dos votos na Província de Bagdá. Já a Frente de Acordo Iraquiana, coalizão que integra os três maiores partidos sunitas, teve apenas 19% dos votos. A Lista Iraquiana Nacional, do ex-ministro Iyad Allawi, obteve 14%.

Rejeição

Adnan al Dulaimi, líder da Frente de Acordo Iraquiana, afirmou que os três partidos que integram a coalizão rejeitam os resultados apresentados até o momento. Ele também disse que "ainda há tempo para corrigir os erros" e, se isso não acontecer, "haverá graves repercussões na segurança e na estabilidade política".

O embaixador americano no Iraque, Zalmay Khalilzad, disse conhecer as reclamações sobre os resultados parciais dos votos, e afirmou que isso pode afetar o desenvolvimento da apuração dos votos.

Membros da comissão eleitoral disseram que há mais de mil reclamações envolvendo violações das regras eleitorais.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda como serão as eleições

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições parlamentares no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições parlamentares no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página